Engenharia 360

O futuro da modelagem 3D: Será que o BIM pode substituir AutoCAD?

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/06/2023 4 min
Imagem de DCStudio em Freepik

O futuro da modelagem 3D: Será que o BIM pode substituir AutoCAD?

por Redação 360 | 15/06/2023
Imagem de DCStudio em Freepik
Engenharia 360

O futuro da modelagem 3D desperta a discussão sobre a substituição do AutoCAD pelo BIM. Mas saiba que ambos têm diferenças significativas! Embora inadequada a comparação direta entre BIM e CAD, uma vez que um é uma metodologia e o outro um software, o BIM oferece recursos mais abrangentes e colaborativos, ampliando as possibilidades da modelagem 3D na Engenharia. Saiba mais neste texto do Engenharia 360!

Veja Também: Principais obstáculos enfrentados na capacitação dos profissionais da construção civil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O uso de BIM substitui totalmente o uso de AutoCAD?

Vamos explicar melhor o siginifado de BIM e AutoCAD!

Um modelo BIM, sigla em inglês para Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção), é uma representação digital de um edifício ou infraestrutura que abrange informações geométricas e não geométricas. O BIM é mais do que apenas uma metodologia, pois envolve processos colaborativos e integrados, além do uso de software específico.

BIM e Autocad
Imagem de DCStudio em Freepik

Embora o BIM seja frequentemente associado a software específico, é importante entender que o BIM é uma abordagem que abrange todo o ciclo de vida de um projeto, desde o design até a construção e operação. Portanto, o BIM não é um substituto direto do software AutoCAD, mas pode ser utilizado em conjunto com ele.

Então, o AutoCAD é um tipo de software de desenho assistido por computador (CAD) que é amplamente utilizado na indústria da construção. Enquanto o AutoCAD é focado principalmente na geração de projetos em formato 2D e 3D, o BIM é capaz de criar um modelo digital inteligente que contém informações detalhadas sobre os elementos do projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vantagens do AutoCAD

Enfim, embora o BIM ofereça muitas vantagens em termos de colaboração, eficiência e precisão, ele não substitui completamente o AutoCAD em todos os setores. O AutoCAD ainda é amplamente utilizado em projetos que não exigem a complexidade e a integração fornecidas pelo BIM. Além disso, existem profissionais e empresas que possuem uma expertise e fluxo de trabalho estabelecidos com o uso do AutoCAD, e pode levar tempo e esforço para fazer a transição completa para o BIM.

Observação importante: há uma tendência crescente de adoção do BIM na indústria da construção, pois o BIM oferece uma abordagem mais holística e integrada para o projeto e construção de edifícios. Muitos países estão incentivando ou até mesmo exigindo o uso do BIM em projetos de grande porte. Portanto, enquanto o AutoCAD ainda desempenha um papel importante em certos setores, o BIM está se tornando cada vez mais predominante na indústria da construção.

BIM e Autocad
Imagem de DCStudio em Freepik

Quais são as limitações do AutoCAD em relação ao BIM?

Com o BIM, poder-se criar modelos virtuais tridimensionais completos de um projeto, integrando informações e dados de todas as fases da construção. Isso facilita a colaboração e coordenação entre os membros da equipe, proporcionando uma visualização mais realista e precisa das ideias. Além disso, o BIM possui recursos avançados de detecção de conflitos, análise e simulação, bem como um sistema eficiente de gerenciamento de dados.

Por outro lado, o AutoCAD dá uma ênfase menor na integração de informações. Seu foco principal finalidade é a produção de desenhos. O modelo BIM também pode ser derivado do AutoCAD, permitindo essa extração de informações e documentos adicionais. Mas devemos enfatizar que BIM, realmente, vai além!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O uso de BIM requer uma curva de aprendizado maior em comparação com o AutoCAD?

Para começar, devemos comentar que os custos envolvidos na adoção de BIM em comparação com o AutoCAD podem variar. A implementação do BIM geralmente requer investimento em software BIM específico, treinamento para a equipe, atualização de hardware, integração de processos e padronização de práticas. Só que, embora esses custos iniciais possam ser mais altos do que os custos de licenciamento do AutoCAD, o BIM tem o potencial de gerar economia ao longo do ciclo de vida do projeto.

BIM e Autocad
Imagem de Freepik

Resposta do mercado de trabalho

O BIM impacta a colaboração e o trabalho em equipe na indústria de construção de forma significativa. Ao fornecer um modelo digital centralizado e compartilhado, o BIM permite que os diferentes participantes do projeto acessem e contribuam com informações atualizadas e precisas. Há menos chances de erros e retrabalho. Além disso, o BIM permite a detecção precoce de conflitos e interferências entre diferentes disciplinas, promovendo uma maior coordenação entre os envolvidos no projeto.

Habilidades exigidas dos profissionais

Há desafios na adoção de BIM em relação ao AutoCAD. A mudança para o BIM requer uma mudança na mentalidade e nos processos de trabalho, o que pode ser desafiador para as empresas e profissionais acostumados ao uso do AutoCAD. Além disso, a integração de diferentes softwares e a padronização de práticas podem ser complexas. É necessário também considerar a interoperabilidade entre diferentes plataformas BIM, garantindo a compatibilidade e a troca de informações entre elas.

Em relação à curva de aprendizado, o uso de BIM geralmente requer um tempo maior de treinamento e adaptação em comparação com o AutoCAD. Isso se deve à necessidade de compreender a metodologia BIM, o uso de software específico e a gestão das informações contidas no modelo. No entanto, com o tempo, o conhecimento e a experiência em BIM podem trazer benefícios significativos como comentamos ao longo de deste texto!

Veja Também:


Fontes:

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo