Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Bicicleta elétrica com peças de máquina de lavar roupas atinge 110km/h

por Redação 360 | 19/08/2021

Pedalar uma bicicleta elétrica é algo bem confortável. Sem dinheiro para ter uma? Que tal montar uma com motor de lavar roupas? Inspire-se nesses exemplos!

O uso de bicicletas, como meio de locomoção em áreas urbanas, já é bastante comum em diversas partes do mundo e se ela puder ser elétrica é ainda melhor. E segundo um usuário do Reddit (rede social e agregador de notícias bastante popular nos EUA), identificado como @Jimminecraftguy, é possível usar peças de uma máquina de lavar que podem dar “asas” a uma bicicleta! Duvida? Bom, ele afirma ter usado um protótipo que ele já tinha há vinte anos e peças de uma máquina de lavar para criar uma bicicleta elétrica. Saiba mais a seguir!

A bicicleta de Jimm

A bicicleta de Jimm foi apelidada de “The Spin Cycle” (o ciclo giratório), ou algo como “Bike Centrífuga”. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eis como ela funciona! O “inventor” acoplou o motor de uma máquina de lavar de 1.100 Watts ao centro do quadro de uma bike velha, passando a corrente do veículo por uma das engrenagens do motor. Este motor, quando acionado, faz movimentar a corrente que impulsiona a roda traseira da bicicleta. E, de acordo com Jimm, esse seu veículo usa um motor que pode receber até 48 V, alcançando 110 km/h e podendo chegar à velocidade máxima de uns 150 km/h.

bicicleta
Imagem reproduzida de SpinCycle Solutions
bicicleta
Imagem reproduzida de TecMundo

Jimm está atualmente tentando utilizar baterias menores, mas mais potentes, para dar maior autonomia à sua bicicleta. Para que o motor possa funcionar sem ter que movimentar os pedais, ele modificou a manivela deixando a roda dianteira livre. 

bicicleta
Imagem reproduzida de SpinCycle Solutions

A bicicleta de Graeme Obree

Existem notícias de que não foi a primeira vez que alguém “criou”, assim como Jimm, uma bicicleta elétrica usando peças de uma máquina de lavar roupas. Na verdade, antes disso, um dos casos mais famosos foi do britânico Douglas Graeme Obree, campeão mundial de ciclismo.

bicicleta
Imagem reproduzida de Mania de Cantar
bicicleta
Imagem reproduzida de TecMundo

Segundo consta, Graeme Obree, sem patrocínio na época, teria montado sua própria bicicleta elétrica feita com rolamentos de uma máquina de lavar que ele mesmo desmontou.  A saber, sua bicicleta está em exposição no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, a história de superação deste grande desportista, Graeme Obree, está retratada no filme “O Escocês Voador”!

bicicleta
Imagem reproduzida de Glasgow University Students Representative Council

Veja Também: Empresa lança bicicleta com pneus da NASA ultra resistentes que não furam


Fontes: Engenharia Hoje, Tecmundo, Startupi.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.