Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Avião solar pousa na Califórnia após 60h de vôo autônomo

por Bernardo Lopes Frizero | 04/07/2016
Copiado!

aviao-solar-blog-da-engenharia
O avião Solar Impulse 2 pousou na cidade de Mountain View, no Estado da Califórnia (EUA), após atravessar o Oceano Pacífico por mais de três dias, percorrendo cerca de 4.500 quilômetros sem fazer nenhuma escala. Este foi um grande feito para a aviação mundial, uma vez que a aeronave é a primeira movida unicamente com a energia proveniente do sol e a comprovação de uma autonomia de mais de 60 horas pode trazer grandes expectativas para o futuro.
A viagem, que partiu do Havaí para a cidade californiana foi apenas uma pequena parte do projeto, que prevê uma espécie de volta ao mundo, passando por vários países e continentes. Entretanto, o sucesso do translado foi muito comemorado pelos idealizadores do projeto, já que esta era a rota mais esperada, por ser considerada a parte mais perigosa, atravessando o oceano sem locais para se realizar um pouso de emergência, caso necessário.
aviao-solar-2-blog-da-engenharia
Embora a iniciativa seja impressionante, ainda possui alguns aspectos que precisam ser melhorados para ser comercialmente viável como é o caso da velocidade ideal de operação, que é de apenas 45 km/h (podendo chegar a 90 km/h em durante períodos de alta incidência solar), o que deixa as viagens bem longas. O modelo atual possui mais de 17 mil painéis solares e asas bem mais extensas que a de um avião comum, mesmo que de maior porte.
A próxima etapa prevista é um voo partindo do Vale do Silício, onde a aeronave se encontra atualmente, com aterrizagem em Nova Iorque, cruzando todo o território americano. De lá, ele seguirá para Europa, com cidade ainda indefinida, depois para a África e volta para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde o projeto teve seu início ainda no começo de 2015. Antes de chegar aos Estados Unidos, ele também já havia feito paradas na China, Japão, Omã e outros países asiáticos.
aviao-solar-solo-blog-da-engenharia
O projeto Solar Impulse tem como objetivo destacar a importância da energia renovável e enfatizar a necessidade de inovação nos dias atuais. Seus idealizadores acreditam que a concretização do desafio irá atrair bastante atenção para a causa, e de fato, parece estar dando certo. Em sua chegada a São Francisco muitos fãs aguardavam ansiosamente a chegada do esperado avião solar.
Fonte: CNN

Copiado!

Comentários