Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Imagens Sensacionais - Astronautas tiram novas fotos da ISS de longe

por Rafael Panteri | 28/10/2021

Você sabe como é a estrutura da ISS? Alguns astronautas fizeram registros fotográficos especiais enquanto cumpriam suas missões. Confira!

No final do mês de setembro de 2021, a espaçonave russa Soyuz MS-18 foi transportada para uma das entradas do módulo Nauka, recém-chegado à ISS. Essa manobra ofereceu uma oportunidade de registrar o laboratório orbital em sua totalidade. Acoplados à Estação Espacial Internacional, apareceram ainda duas cápsulas Crew Dragon, da SpaceX, uma nave de reabastecimento Cygnus, da Northrop Grumman, e os novos painéis solares.

A missão, que permitiu o registro das imagens, tinha como objetivo transferir a nave russa, antes posicionada no módulo Rassvelt, para o módulo russo Nauka; e, desse modo, abrir espaço para o outro veículo russo que chegou ao laboratório no início de outubro. Aliás, foram os cosmonautas Oleg Novitskiy  e Pyotr Dubrov, junto com o astronauta da NASA Mark Vande Hei, os responsáveis pelo sucesso da manobra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O registro fotográfico da ISS

O movimento de arco longe da ISS realizado pelo piloto Novitskiy permitiu que Dubrov realizasse os novos registros.

“Conseguimos capturar imagens exclusivas da ISS na nova configuração.”

comentou Oleg Novitskiy em seu Twitter.

(Imagem: Reprodução/Oleg Novitskiy/Roscosmos)

Nas novas imagens, é possível observar a extremidade dianteira da ISS voltada para cima. Ao lado direito, aparecem os dois novos painéis solares que começaram a ser instalados no laboratório em junho deste ano, após uma série de caminhadas espaciais para ampliar a capacidade de geração elétrica da unidade. Mais dois painéis serão montados por lá nos próximos dois anos. Em vez de serem manobrados inteiros, eles se desdobram para serem posicionados de acordo com a inclinação dos painéis originais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O primeiro filme no espaço

Essa manobra abriu espaço para a chegada de outra nave russa no começo de outubro. O cosmonauta veterano Anton Shkaplerov e o diretor Klim Shipenko chegaram à ISS para as gravações do primeiro filme produzido no espaço.

Durante 11 dias, Shipenko e Peresil gravaram cenas do filme russo O Desafio e retornaram para a Terra em 16 de outubro, a bordo da nave Soyuz MS-18, na companhia de Novitskiy. Já o cosmonauta Shkaplerov permanecerá por mais cinco meses na estação.

Enquanto isso, Dubrov e Vande Hei, que desembarcaram na ISS em abril deste ano, tiveram suas permanências prolongadas para apoiar o trabalho de gravações do filme. Quando ambos retornarem à Terra, em março de 2022, Vande Hei terá o título de astronauta norte-americano a passar mais tempo na órbita da Terra.

(Imagem: Reprodução/Oleg Novitskiy/Roscosmos)
ns (Imagem: Reprodução/Oleg Novitskiy/Roscosmos)

Veja Também: Como o rover Perseverance envia imagens de Marte?


Fontes: SpaceFlight Now, CanalTech.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.