Na última quinta-feira (18), a sonda desenvolvida pela NASA realizou um pouso de sucesso na superfície de Marte. Sua chegada foi transmitida ao vivo no mundo tudo, o que animou os entusiastas da exploração espacial.
O pouso ocorreu às 17h55 e levou apenas alguns minutos para a primeira imagem, feita pelo rover, aparecer nos telões da Agencia Espacial dos Estados Unidos (clique aqui para conferir como foi a chegada da sonda). Apensar de ser um feito incrível, esse dispositivo tão sofisticado enviou imagens com qualidade baixíssima. E a NASA explica o motivo.
Câmeras de Condução
As duas primeira imagens envias por Perseverance foram capturadas pelas chamadas HazCams ("Hazard Avoidance Cameras", do inglês). São seis câmeras com a função auxiliar de monitorar o terreno para o pouso. Foram elas que permitiram com que a Inteligência Artificial do robô aterrissasse com segurança.
“As HazCam detectam perigos no caminho frontal e traseiro do robô, como grandes rochas, valas ou dunas de areia. Os engenheiros também usam as HazCam frontais para ver onde o braço robótico pode se mover para fazer medições, tirar fotos e coletar amostras de rocha e solo”, explicou a NASA.
Para proteger a HazCam na entrada da atmosfera de Marte, as câmeras contavam com uma proteção em suas lentes. Na captura das duas primeiras imagens, essa tampa protetora ainda não havia sido retirada – o que as deixou com baixa qualidade.
A agência espacial explicou que “essas primeiras imagens são versões de baixa resolução conhecidas como ‘miniaturas’. As versões de alta resolução estarão disponíveis mais tarde”. E como prometido, imagens com melhor qualidade e coloridas foram disponibilizadas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Perseverance conta com 23 câmeras ao todo, distribuídas para engenharia, trabalhos científicos e gerenciamento.
Envio de imagens do Perseverance
O Perseverance possui três antenas instaladas, cada uma com funções diferentes. A antena que faz a comunicação com a Terra é a de Frequência Ultra-Alta (UHF, sigla em inglês). Esse processo de transmissão ocorre de forma indireta – um sinal é enviado para os orbitadores da NASA localizados próximos de Marte e então vem para o centro de comando na Terra.
"Em geral, um sinal de rádio leva entre cinco e 20 minutos para percorrer a distância entre Marte e a Terra", dependendo da posição dos dois planetas. Enquanto aguardamos ansiosos por mais imagens, o robô ainda tem a missão de buscar resquícios de vida em Marte.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que achou dessa informação? Deixe nos comentários.
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.