Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Entenda como o robô Perseverance envia imagens de Marte

por Rafael Panteri | 22/02/2021

O pouso do robô Perseverance foi um sucesso e as primeiras imagens do solo de Marte foram divulgadas em questão de minutos

Na última quinta-feira (18), a sonda desenvolvida pela NASA realizou um pouso de sucesso na superfície de Marte. Sua chegada foi transmitida ao vivo no mundo tudo, o que animou os entusiastas da exploração espacial.

O pouso ocorreu às 17h55 e levou apenas alguns minutos para a primeira imagem, feita pelo rover, aparecer nos telões da Agencia Espacial dos Estados Unidos (clique aqui para conferir como foi a chegada da sonda). Apensar de ser um feito incrível, esse dispositivo tão sofisticado enviou imagens com qualidade baixíssima. E a NASA explica o motivo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Primeira imagem divulgada pela Nasa com qualidade baixa
Primeira imagem divulgada pela Nasa com qualidade baixa

Câmeras de Condução

As duas primeira imagens envias por Perseverance foram capturadas pelas chamadas HazCams (“Hazard Avoidance Cameras”, do inglês). São seis câmeras com a função auxiliar de monitorar o terreno para o pouso. Foram elas que permitiram com que a Inteligência Artificial do robô aterrissasse com segurança.

“As HazCam detectam perigos no caminho frontal e traseiro do robô, como grandes rochas, valas ou dunas de areia. Os engenheiros também usam as HazCam frontais para ver onde o braço robótico pode se mover para fazer medições, tirar fotos e coletar amostras de rocha e solo”, explicou a NASA.

Para proteger a HazCam na entrada da atmosfera de Marte, as câmeras contavam com uma proteção em suas lentes. Na captura das duas primeiras imagens, essa tampa protetora ainda não havia sido retirada – o que as deixou com baixa qualidade.

A agência espacial explicou que “essas primeiras imagens são versões de baixa resolução conhecidas como ‘miniaturas’. As versões de alta resolução estarão disponíveis mais tarde”. E como prometido, imagens com melhor qualidade e coloridas foram disponibilizadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagem com melhor qualidade mostrando os detalhes da roda de Perseverance
Imagem com melhor qualidade mostrando os detalhes da roda de Perseverance

Perseverance conta com 23 câmeras ao todo, distribuídas para engenharia, trabalhos científicos e gerenciamento.

Envio de imagens do Perseverance

O Perseverance possui três antenas instaladas, cada uma com funções diferentes. A antena que faz a comunicação com a Terra é a de Frequência Ultra-Alta (UHF, sigla em inglês). Esse processo de transmissão ocorre de forma indireta – um sinal é enviado para os orbitadores da NASA localizados próximos de Marte e então vem para o centro de comando na Terra.

“Em geral, um sinal de rádio leva entre cinco e 20 minutos para percorrer a distância entre Marte e a Terra”, dependendo da posição dos dois planetas. Enquanto aguardamos ansiosos por mais imagens, o robô ainda tem a missão de buscar resquícios de vida em Marte.

Fontes: BBC, NASA

O que achou dessa informação? Deixe nos comentários.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.