A adolescente britânica Lauren Marbe, de 16 anos, ganhou o noticiário europeu nesta semana graças a um inesperado resultado que conseguiu no teste daMensa (Associação Internacional de Superdotados). A despeito do que esperavam seus professores – segundo relato da própria jovem ao Telegraph – ela conseguiu 161 pontos QI, acima simplesmente do nível atribuído a gênios como Albert Einstein e Stephen Hawking (160, ambos).
“Meus professores sabiam que eu era lá um tanto inteligente, porque tinha boas notas. Mas, no fundo, sempre acharam que eu era só mais uma loira meio burra”, disse Lauren, que leva uma vida normal, como qualquer outra garota de sua idade. “Eu saio, gosto de me produzir, uso unhas postiças e tenho cabelo loiro”, disse a jovem.
Apesar do dado empolgante, Lauren não é a única. Outros jovens que já passaram pelo Mensa já obtiveram resultados semelhantes e, inclusive, melhores que o da britânica, como uma menina russa que conseguiu 162 pontos.
QI de Einstein
O físico Albert Einstein, tido como um dos maiores gênios da História, nunca passou por um teste de QI, pelos menos nos moldes dos existentes hoje. Especialistas avaliaram, entretanto, que seu índice era de 160, com base em estudos realizados em diferentes partes do mundo e épocas.
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.