Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A questão matemática que dividiu a internet

por Paulo Martinelli | 19/01/2016
Copiado!

questão-blog-da-arquitetura
Por que a correção de uma questão da prova de matemática de um aluno nos Estados Unidos causou tanta discussão na internet?
A foto que está circulando pela internet de um exercício de matemática causou uma divisão de opiniões entre pais e professores americanos.
A questão pedia ao aluno que utilizasse a regra da adição repetida para solucionar um problema de multiplicação, 5 x 3, o aluno respondeu 5+5+5 = 15 e o professor deu a resposta como errada e escreveu na prova a resposta correta 3+3+3+3+3 =15.
matemática-blog-da-engenharia
O resultado final é o mesmo em ambos os casos e todos nós aprendemos que a ordem dos fatores (pelo menos nestes casos de adição e multiplicação) não alteram o resultado certo? Claro que o professor estava correto já que aplicando a regra da adição repetida no problema, 5 x 3, entendemos que o número três está sendo multiplicado por 5, ou para deixar mais claro, a conta seria cinco vezes o número três e não três vezes o número cinco como o garoto respondeu, porém alguns pais questionaram a necessidade dos professores em terem que ensinar este tipo de coisa e não um conteúdo mais útil já que o resultado final do exercício era o mesmo.
A discussão foi tanta que a foto foi parar na internet e os internautas começaram a se dividir também sobre o assunto, alegando que o aluno não estava errado. A escola se posicionou a favor do professor alegando que a sua correção estava correta já que segue a regra da adição repetida.
matematica-blog-da-engenharia
E você ? Qual a sua opinião sobre o exercício proposto pelo professor e a resposta do aluno? Deixe seu comentário sobre este problema de matemática que se tornou viral na internet.

Copiado!

Comentários