Engenharia 360

Estudante: descubra qual a importância de participar de atividades extracurriculares

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/11/2022 | Atualizado à 2 dias 4 min

Estudante: descubra qual a importância de participar de atividades extracurriculares

por Redação 360 | 18/11/2022 | Atualizado à 2 dias
Engenharia 360

Recentemente, nosso colega redator colaborador Rafael Panteri levantou uma questão bem relevante entre nossas conversas internas. Ele perguntou qual a importância da participação de uma entidade acadêmica ou de atividades extracurriculares – ou seja, fora do “plano de ensino” -, que não se tratam de matérias obrigatórias para formação profissional. E, nessa linha, quais as opções os estudantes nas áreas abordadas pelo Engenharia 360 teriam.

Ele se referia, por exemplo, à Iniciação Científica, Empresa Jr., atividades atléticas, e muito mais. Lembrando que cada faculdade pode ter alguma entidade diferente ou propor diferentes atividades extracurriculares aos seus alunos. Confira, a seguir, qual a opinião de outros integrantes do time 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

atividades extracurriculares
Imagem reproduzida de DAD PUC Rio

Opções de atividades acadêmicas nos cursos técnicos e faculdades

Eduardo Mikail

“(…) é uma experiência muito válida para já começar a ter contato com o mundo real, lá fora; com o mercado, construindo networking e aumentando as chances de conseguir uma colocação profissional mais cedo/rápido. Essa é a minha opinião, pelo que vi nas duas faculdades que fiz.”

Rafael Rosa

“Eu não fiz faculdade, mas concluí curso Técnico em Publicidade na Panamericana Escola de Arte e Design.”,

“Foi bacana ter feito. Mas, no meu caso, o que me deu bagagem foi já estar em uma agência de publicidade e ir aprendendo no dia-a-dia lá… A parte boa da fase acadêmica foi que pude ir testando várias ideias. Aliás, nesta atividade extracurricular realizei alguns exercícios também que focavam nessa parte prática.”,

“Ainda falando de curso técnico, me formei no colegial como Técnico em Processamento de Dados. Nesse momento, foi bom ter vivido uma área que depois vi que não era para mim, mas diversos conhecimentos, como ‘lógica’, eu acabei levando para minha vida e para outras áreas que não têm relação direta com programação. Digamos que ajudou poder falar na ‘mesma língua’ com programadores depois que isso entrou na minha vida de outra forma.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

atividades extracurriculares
Imagem reproduzida de CAE Treinamentos

Simone Tagliani

“Falando de atividades além do estágio, mas vinculadas a entidades parceiras da faculdade… Eu fiz  no colégio e na faculdade, por exemplo, algo chamado de Junior Achievement, do Senac. Ele simulava a construção de micro empresas, gestão, planejamento e administração. Isso me deu uma mega bagagem para o mercado de trabalho.”,

“Também realizei, durante a graduação, iniciação científica e trabalhos em laboratórios da própria instituição. Mas outra coisa que fez diferença no meu currículo foram as saídas ou passeios de estudo, na minha cidade e até fora do país, com apoio da faculdade.”,

“E eu tive ainda uma experiência parecida com a do Rafael Rosa em meu curso Técnico em Publicidade, onde aprendi mais, muito mais, do que na faculdade. Aliás, aposto bastante minhas fichas nos técnicos do Brasil e torço para ganharem mais investimentos no futuro.”

Cristiano Oliveira

“Das atividades que participei na vida acadêmica, destaco três que foram bem importantes para a minha carreira, pois agregaram bastante experiência. Foram elas:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Iniciação Científica: foi importante para pegar o jeito de como escrever artigos técnicos e científicos, além de ajudar a completar a renda também, já que foi uma bolsa da Fapesp.
  • Participação no CEC – Centro da Engenharia Civil: onde tínhamos uma verba de locação de espaços como cantina e xerox. Eu era coordenador de eventos. Inclusive, na época, fizemos a reforma do centro acadêmico. Foi uma vivência muito rica no sentido de aprender a buscar consenso, gastar o dinheiro de forma inteligente e gerar retorno para os alunos.
  • Escritório piloto da Engenharia Civil: no pouco tempo que estive lá, ajudei em projetos que considero de muita relevância, como de urbanização de favelas e levantamento cadastral de prédios abandonados no centro.”
atividades extracurriculares
Imagem reproduzida de Blog Conexão Carreira – ESEG

Maria Cristina Muniz de Sousa

“Na minha trajetória de estudos, não participei de nenhuma entidade da própria faculdade para o conhecimento ou horas extracurriculares. Contudo, realizei alguns cursos em instituições externas para mais conhecimento além do conteúdo oferecido pela faculdade. Entre essas entidades foram:

  • SENAI: a unidade da minha região oferece cursos gratuitos no programa Jovem Aprendiz (como se fosse um curso técnico) onde o aluno passa uma parte do tempo estudando na própria instituição e também frequenta tipos estágios em fábricas, isso de acordo com área de formação escolhida pelo aluno. Essa instituição também disponibiliza cursos online de curta duração ou até mesmo técnicos.
  • SENAC: outra instituição que oferecia cursos gratuitos à comunidade e cursos próximo aos técnicos, que conciliam estudos na instituição e conhecimento prático nas empresas.
  • APAE: a instituição da minha região tem um programa chamado ‘ID digital’, com cursos relacionados mais à informática e tecnologia para toda comunidade de forma gratuita.”,

“Penso o mesmo que a Simone sobre os cursos técnicos, sendo de muita valia para formação profissional.”,

“E hoje percebo uma vantagem do online sobre os profissionais, criando meios/escolas para ensinar e transmitir o conhecimento e toda sua experiência vivida através das plataformas de cursos.”


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo