Engenharia 360

Produtor na Coreia do Sul usa laser autônomo para reduzir perdas na lavoura de soja

Engenharia 360
por Redação 360
| 29/09/2024 4 min
Imagem divulgação Wisconsin Public Radio via Wisconsin Public Radio

Produtor na Coreia do Sul usa laser autônomo para reduzir perdas na lavoura de soja

por Redação 360 | 29/09/2024
Imagem divulgação Wisconsin Public Radio via Wisconsin Public Radio
Engenharia 360

A agricultura enfrenta vários desafios complexos. Já reparou nas pequenas plantações, que os donos colocam aqueles espantalhos? Isso é para espantar as aves! Elas provocam um rastro de destruição nas lavouras (especialmente de soja, milho, girassol, uvas e morangos), levando a perdas significativas. Os animais não apenas se alimentam dessas culturas, mas espalham doenças através de suas fezes. Então, que tal trocar esses espantalhos por laser?

Um produtor da Coreia do Sul resolveu apelar para uma solução tecnológica mais moderna - eficaz, sustentável e silenciosa - para resolver o problema de vez. Ele agora utiliza lasers independentes para controlar as aves. Saiba mais sobre essa história no artigo a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

laser autônomo para reduzir perdas na lavoura de soja
Imagem reproduzida de BIOWEB Brasil

A inovação do laser autônomo

Os agricultores têm recorrido atualmente a diversos métodos para afastar as aves, como redes e até fogos de artifício. No entanto, essas soluções apresentam desvantagens. Elas custam alto, emitem barulho, podem afetar o meio ambiente e dependem de mão-de-obra intensiva. Há urgência por uma alternativa mais sustentável e até silenciosa. Assim surgiu a proposta do AVIX Autonomic!

laser autônomo para reduzir perdas na lavoura de soja
Imagem reproduzida de BIOWEB Brasil

Essa nova tecnologia foi lançada primeiro pela empresa holandesa Bird Control Group. Trata-se de um sistema que utiliza lasers para dissuadir aves sem causar danos a elas. Então, não, ela não é letal (inclusive para humanos) e respeita o bem-estar do animal. Simplesmente, os pássaros percebem o feixe de luz como ameaça e se afastam imediatamente da área afetada. É que, ao contrário de outros métodos, os animais não se habituam à presença do laser.

AVIX Autonomic
Imagem reproduzida de BIOWEB Brasil

Outra vantagem do AVIX Autonomic é que ele pode ser facilmente programado e monitorado através de aplicativos móveis, tornando sua operação acessível e conveniente. O sistema pode funcionar por 24 horas por dia, 7 dias por semana, emitindo feixes de luz que podem ser monitorados e controlados via aplicativos móveis. Segundo especialistas, a eficácia é comprovada: redução na presença de pássaros em até 95%.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O caso de sucesso na Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, o agricultor Nam Gung-hoon, representante da cooperativa Sari Farming Cooperative em Yaesan Chungnam, enfrentava sérios desafios na lavoura de soja em que trabalhava por conta dos pássaros - mais de 100 deles invadiam os campos diariamente entre os meses de junho e julho. As mudas mais jovens eram as mais vulneráveis. Diante dessa situação, ele resolveu implantar no local o sistema AVIX Autonomic. Ele instalou dois lasers na propriedade, e o resultado surpreendeu!

Após a instalação, o número de pássaros que atacavam a lavoura caiu drasticamente, algo em torno de 95%. Consequentemente, as perdas na plantação caíram também. E a comunidade local aprovou, pois a utilização do laser é uma solução silenciosa, que não causa incômodos à população, diferente dos métodos anteriores que eram utilizados. Por fim, depois de alguns anos, Nam continuou a expressar satisfação com a evolução no controle de pragas e espera disseminar essa tecnologia entre colegas agricultores.

laser autônomo para reduzir perdas na lavoura de soja
Imagem divulgação Wisconsin Public Radio via Wisconsin Public Radio

A evolução do método de controle

O setor agrícola parece estar se adaptando bem rapidamente às novas tecnologias. Além desse exemplo, com o uso de laser para controle de pragas, vale lembrar dos drones que fazem monitoramento das plantações. E com o avanço da ciência, novas ferramentas poderosas devem surgir, combinando eficiência e respeito ao meio ambiente.

laser autônomo para reduzir perdas na lavoura de soja
Imagem divulgação Bird Control Group

O AVIX Autonomic é uma solução bastante eficiente, que oferece muitos benefícios para os agricultores; ela marca uma nova era na forma como lidamos com problemas ambientais e produtividade. Mesmo assim, tem levantado questões importantes sobre sustentabilidade e ética no manejo agrícola.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A empresa Bird Control Group já está desenvolvendo o modelo AVIX Autonomic Mark II, projetado para operar de forma contínua, sem depender de interferência humana. O mesmo deve utiliza algoritmos avançados e sensores mais precisos para acompanhar com o feixe de luz o alvo em movimento. Tal sistema também é personalizável, permitindo ajustes de intensidade, alcance de áreas de atuação, de acordo com as necessidades específicas de cada fazenda.

Veja Também:


Fontes: Compre Rural.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo