No Brasil, podemos encontrar uma variedade de opções de botijões de gás, também uma demanda muito grande. Usamos o GLP para cozinhar e aquecer nossas casas. Mas será que fazemos isso com tranquilidade? Afinal, seria ótimo saber as diferenças entre os botijões para saber escolher melhor e garantir um uso mais seguro e eficiente deles. Pensando nisso, o Engenharia 360 lança este guia que vai te preparar para lidar com esses indispensáveis aliados do dia-a-dia. Confira!
Tipos de botijões de gás no Brasil
No mercado brasileiro, os botijões de gás são classificados pela letra 'P', seguida de um número que indica a quantidade de gás que podem conter.
Os botijões de gás de 13 kg são os mais comuns, fáceis de encontrar em casas e lojas comerciais, com GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Eles são mais fáceis de transportar; além disso, considerados os mais seguros, seguindo as normas ABNT de segurança para transporte, armazenamento e uso adequados. Mas sabia que existem outros tamanhos de botijões disponíveis no mercado? Bem, é justamente sobre isso que falaremos nos tópicos seguintes deste texto.
Botijões de Pequena Escala
- P2: De 2 kg, ideal para acampamentos e pequenos negócios móveis.
- P5: De 45 kg, ótimo para uso doméstico individual ou eventos ao ar livre.
- P13: O mais comum em residências, utilizado em fogões e aquecedores.
- P45: Para demandas maiores, como restaurantes e hoteis.
Cilindros de Gás Industrial e para Empresas
- P20: Usado em empilhadeiras, liberando gás na forma líquida.
- P45: Versátil, atende a alta demanda em restaurantes e estufas.
- P90: De 90 kg, maior capacidade, ideal para grandes comércios e empresas.
Observação: Esses últimos botijões citados também são conhecidos como estacionários. Como se pôde perceber pela descrição, eles atendem bem a demandas muito maiores de serviços. Tanto é que seus tamanhos podem ir muito além, 190 kg, 500 kg, mil, 2 mil, 4 mil e 20 mil quilos, para os modelos verticais, e 60 mil quilos, para os modelos horizontais.
Como escolher o botijão de gás ideal
Na hora de escolher um botijão de gás considere o local e a finalidade para qual o recipiente será utilizado. Depois, a quantidade de consumo. Por fim, as conexões e regulações, além do local mais adequado, ventilado e seguro, para sua instalação. E nem esqueça, claro, de sempre comprar por meio de empresas credenciadas.
Veja Também: Como Instalar um Boiler em Casa em Apenas 10 Etapas
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Dicas de segurança para o uso de botijões de gás
É essencial tomar todos os cuidados necessários na hora de usar um botijão de gás, garantindo a integridade física de todos ao redor; ademais, a segurança e a proteção do ambiente.
- Sempre manuseie botijões de gás com o maior cuidado, evitando quedas e pancadas.
- Jamais deixe os recipientes instalados ou guardados em locais mal ventilados e sem proteção; quentes e com risco de explosão; ou perto de fontes de calor, chamas abertas e eletricidade.
- Verifique sua data de validade antes de usá-los. Caso estejam vencidos, devem ser esvaziados, recarregados e testados pelas empresas credenciadas para continuarem sendo usados com segurança.
- Depois da instalação, use espuma de sabão para testar conexões.
- E não deixe botijões de gás aberto por períodos prolongados.
Observação: Se perceber que algo está errado, que pode haver vazamentos, não ligue nenhuma luz, vela ou isqueiro por perto. Feche o registro de gás. Ventile naturalmente e ao máximo o ambiente. E ligue para autoridades.
Veja Também: Explosões de gás: o que você precisa saber sobre as causas e como preveni-las
Mitos
- Botijões podem explodir facilmente? Mito! Botijões são seguros se usados corretamente.
- Gás acaba mais rápido em fogões a gás? Mito! O consumo varia com o uso.
Lembre-se sempre de seguir as normas de segurança ao lidar com botijões de gás e tudo dará certo! Com essas dicas valiosas, você estará pronto para usar seu botijão com tranquilidade e segurança.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: ÚtiGás, RW Engenharia, Copagaz, Prefeitura de SP.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.