Hoje em dia existem mais opções de geração de energia. Você conhece o gás natural? Saiba em que e para quê ele é utilizado na engenharia!
Recentemente, por consequência da crise econômica mundial, estamos sendo forçados a aprender o significado de coisas das quais antes não prestávamos muita atenção. Por exemplo, do que são feitos a gasolina e o diesel? Como é realizado o cálculo para a sua cobrança nos postos? Ou mesmo, quais os outros produtos derivados do petróleo? Aliás, começamos a prestar mais atenção em como as empresas produzem energia e quais as alternativas mais limpas encontradas pela engenharia. E é aí a partir disso que começaram a surgir alguns questionamentos, como o que é gás natural? Bem, entenda o significado disso, no texto a seguir!

A composição do gás natural
O gás natural é um combustível fóssil! Ele surgiu há milhares de anos, a partir da degradação de matéria orgânica fóssil no interior da Terra, sob condições ideais de pressão e temperatura. Este elemento químico é definido como uma mistura de hidrocarbonetos parafínicos leves – como metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções – em temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanecendo no estado gasoso. E ele pode ser originalmente encontrado em acumulações de rochas porosas no subsolo terrestre ou marinho em sua forma gasosa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A produção de gás natural no Brasil
Na matriz energética mundial, a porcentagem de utilização de gás natural é de cerca de 24%, segundo pesquisa da Agência Internacional de Energia (AIE) realizada em 2013. Grande parte desta matriz, hoje, tem a participação da indústria brasileira. Isso só foi possível depois da descoberta da camada do pré-sal – camada ultramarina de exploração de petróleo e gás natural -, além da implantação dos gasodutos Brasil-Bolívia e Urucu-Coari.

A utilização do gás natural no dia-a-dia
Com o avanço das tecnologias de engenharia – incluindo de condicionamento e transporte -, o gás natural vem sendo cada vez mais utilizado no mundo – isso começou a acontecer principalmente após a década de 1940. Hoje, o elemento faz parte da matriz energética de diversos países, como o Brasil. E é utilizado em diversos setores da atividade econômica, como produção de eletricidade, processos industriais, comércio, residências e setor de transportes – ônibus e automóveis -, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o álcool. Também é utilizado como combustível para fornecimento de calor e matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes.
Leia Mais
Todo o processo de distribuição começa em unidades de processamento, onde são retiradas impurezas como água, outros gases e areia, além de componentes, condensáveis e mais pesados, como gasolina natural e o gás liquefeito do petróleo (GLP ou “gás de cozinha”).
A saber, as reservas de gás natural no Brasil são amplas e novas reservas estão sendo descobertas, o que garante o abastecimento em todo o território brasileiro por muito tempo!

As características gerais do gás natural
- Já se encontra na natureza em estado gasoso;
- Não precisa ser atomizado para queimar;
- É inodoro e incolor – odorizado com mercaptanas;
- Não é tóxico;
- É mais leve que o ar;
- Se dissipa rapidamente pela atmosfera em caso de vazamento;
- Apresenta baixos teores de dióxido de carbono;
- A sua combustão é completa, liberando como produtos o dióxido de carbono e vapor de água;
- É uma fonte de energia limpa, produz baixo impacto ambiental;
- Pode substituir outros combustíveis mais poluentes, como óleos combustíveis, lenha e carvão;
- Possui facilidade de transporte e manuseio, não requer estocagem, eliminando os riscos do armazenamento de combustíveis; e
- Sua distribuição é feita por rede de tubos, os chamados gasodutos.

Lembrando que, por ser um combustível fóssil, o gás natural NÃO é renovável! Portanto, ele é finito! Em contrapartida, ele é mais limpo e eficiente do que outras fontes de energia, como o petróleo!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Polímero que armazena gás natural pode combater o aquecimento global
Fontes: Wikipedia, Bahia Gás, Ecycle, UOL.
Comentários
