Redação 360 05/01/2024
Monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, letal e proveniente da combustão incompleta de materiais orgânicos. Sua detecção é difícil; originado por combustíveis fósseis, representa perigo à saúde humana e contribui para o efeito estufa.
Na engenharia, o monóxido de carbono é utilizado em processos industriais para a produção de metais e compostos orgânicos, embora seu uso demande precauções extremas devido ao alto risco.
– Veículos: falhas na combustão liberam CO pelo escapamento. – Aquecedores e fogões a gás: mau funcionamento pode gerar CO. – Churrasqueiras a carvão: uso inadequado pode produzir CO. – Fábricas com combustíveis fósseis: liberam CO na atmosfera.
Sintomas leves: dor de cabeça, tontura, fraqueza, náusea e confusão. Sintomas graves: desmaios, convulsões, insuficiência cardíaca e morte. Varia conforme exposição e concentração.
Engenheiros projetam edifícios com detectores próximos a áreas de risco, realizam manutenção frequente. Descarte de resíduos com CO deve seguir regulamentações.
Imagens extraídas do artigo original ou com licença gratuita na plataforma Wordpress.