Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O curioso caso do lento e popular teclado QWERTY

Engenharia 360

3 min

POR Larissa Fereguetti 14/05/2019

Você já se perguntou por que o teclado não é no alfabeto? Se a resposta provável que você imaginou é que ele é assim para otimizar a digitação, você está errado. O teclado QWERTY nunca foi o mais rápido de todos.

Primeiro, se você sabe digitar conforme manda o figurino (isso, daquele jeito bonitinho que ensinam nos cursos de informática) e não com os dedos totalmente perdidos, deve notar que é bem difícil digitar QWERTY. Obviamente, se você só digita sem saber para onde vão os dedos, é só seguir uma sequência como se estivesse testando as teclas de um piano mesmo que não saiba tocar: apertando uma sequência de seis teclas.

Nesse sentido, um emerge um questionamento importante: o teclado QWERTY foi desenvolvido para desacelerar os datilógrafos? O rumor surge de décadas atrás, da época da falecida máquina de escrever. Quem já usou ou mesmo brincou com uma delas sabe o quão lentas elas eram, travando o tempo todo. Então, para um datilógrafo que digitava páginas e mais páginas todos os dias, a prática de digitar mais rápido acabava atrasando o serviço porque a máquina travava.

É aí que entra o teclado QWERTY: ele desacelerava os datilógrafos, de modo que a máquina sobrevivia no final do dia. Uma péssima herança, visto que atualmente os computadores aguentam a demanda (alguns, né?).

teclado qwerty
Imagem: teacherspayteachers.com

+ A história do teclado QWERTY

Rumores a parte, a história relata um pouco diferente. O inventor do teclado QWERTY foi Christopher Latham Sholes, que vendeu sua primeira máquina de escrever para a faculdade de telégrafos de Chicago em 1868. O layout era ideal para os operadores de telégrafo que faziam a transcrição do código Morse. É daí que vem a explicação para o fato de Z, S e E estarem próximos: eles são indistinguíveis no código Morse americano.

Então, não foi para desacelerar os datilógrafos que o teclado QWERTY nasceu. No entanto, nada impedia de adotar um outro teclado para datilografar, certo? A verdade é que o teclado QWERTY dominou o mercado em 1880 e algumas empresas começaram a oferecer cursos de datilografia no padrão desse teclado.

Em 1932, August Dvorak propôs um outro layout que leva seu sobrenome. O teclado Dvorak foi patenteado em 1932. Nele, a prioridade é para a mão dominante, então há dois layouts: um para destros e um para canhoto. Logo, identificamos o problema de um destro digitando em um computador de canhoto e vice-versa.

teclado qwerty
Imagem: pt.wikihow.com

Na década de 40, a Marinha dos Estados Unidos comprovou que o layout do teclado Dvorak era realmente mais eficiente. Porém, depois de tantas décadas usando o teclado QWERTY, como mudar? Então, se já era difícil mudar os datilógrafos da época, imagine tentar propor uma mudança dessas atualmente, quando praticamente todo mundo usa o QWERTY, seja em celulares, computadores ou tablets.

Atualmente, o teclado Dvorak é disponibilizado pela maioria dos celulares e computadores. Então, se você preferir, pode passar a usá-lo. Mas, quem vai querer passar raiva errando toda hora por um determinado período para aprender a usar um teclado que pode ser mais rápido se já estamos digitando relativamente rápido? Ou melhor, quem vai querer mudar e correr o risco de não conseguir mais ser eficiente em um computador/celular alheio? Eis a questão…

Referências: Forbes; G1.

VEJA TAMBÉM

9 Resultados
E se uma máquina falasse por você? Tecnologia traduz sinais cerebrais em fala
O futuro com VR e AR: o que esperar dessas tecnologias?
Cataki: “Tinder de reciclagem” faz sucesso e muda a vida de vários brasileiros
Cientistas desenvolvem liga de ferro com eficiência energética
Depressão na Engenharia: é hora de falar sobre o assunto!
Quanto agrotóxico tem na sua água? Os números são assustadores!
Pesquisadores realizam a impressão 3D de coração a partir de tecido biológico
Como um jogo pode ajudar a reconstruir Notre Dame?
Peek Acuity: como apps podem auxiliar o diagnóstico de problemas de visão
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

9 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post