É raro encontrar um usuário de smartphone que não sofra com o alto consumo da bateria. Ao utilizar a internet então, nem se fale, a carga vai embora rapidinho!
A evolução desse sistema para um que não gaste tanto e tão rapidamente é uma das metas tanto da iOS quanto do Android. Hoje, um aparelho com bateria de alta duração custa em torno de 2 mil reais, preço bem salgado para esses tempos de crise… Mas enquanto não tem um lançamento que caiba no bolso, aproveite nossas dicas para fazer a bateria do seu celular bastante!
Confira 6 truques que podem multiplicar os minutos de vida de seu smartphone:
+ Feedback tátil
Essa função é comum a todos os celulares “touchscreen” e avisa, por meio de sons ou vibração, o usuário que alguma tecla está sendo apertada. Mas, se você desligar essa função já vai ajudar no aumento da duração da bateria, experimente.
+ APPs
Claro que se você tem um smartphone é para poder usufruir de toda a tecnologia, incluindo os milhões de aplicativos que podem facilitar sua vida. Mas fique esperto, quando parar de usá-los, lembre-se de fechá-los. Deixar vários APPs abertos faz com que a bateria vá para o ralo. Abrir e fechar os programas várias vezes também não é legal.
+ Facebook e Spotify
Os apps que mais consomem bateria são o Facebook e o Spotify, segundo pesquisa realizada pela AVG, em 2015. Além da carga eles tomam conta do plano de dados. Outros devoradores são Instagram, Netflix e Snapchat. Se eles não são essenciais para você, a dica é desabilitá-los.
+ Sem vibracall
Sabemos que é difícil deixar o celular somente com o volume. Mas é justamente o modo vibratório que tira vários ‘palitinhos’ da bateria. Aquelas luzes que piscam enquanto vibra também. A solução é escolher os famosos ringtones, aqueles toques originais que já vêm com o telefone, para ligações ou mensagens. Os sons gastam bem menos que movimentos.
+ Plano de dados
Na correria do dia-a-dia é complicado não precisar do 3G ou 4G. No caminho para o trabalho, faculdade, na volta para a casa… é inevitável em alguns casos. Mas saiba que o plano de dados consome bastante bateria, pois fica em busca constante de redes móveis. Prefira as redes Wi-Fi, que, inclusive, são mais rápidas.
+ Bloqueio da tela
Reduzindo o bloqueio automático de seu smartphone para o mínimo de tempo possível você ajudará a economizar bateria! Se fizer isso, seu celular entrará em modo stand by mais rápido, e poupará energia. #ficadica.

Clara Ribeiro
Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.