Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

5 Passos para fazer um MBA fora do Brasil

por Beatriz Zanut Barros | 19/09/2019
Copiado!

Fazer um MBA fora do Brasil é um grande passo, e extremamente válido para o desenvolvimento de qualquer profissional. Separamos 5 passos, que pode te ajudar a seguir este caminho, independente do lugar em que você queira estudar.

Prepare seu Inglês

Antes de mais nada, é importe de um bom inglês! E além disto, para conseguir entrar em uma universidade fora, precisamos provar até onde o nosso inglês vai. Principalmente em questões além da fala, como redação e interpretação de texto.

As provas de proficiência de inglês, como TOEFL e IELTS, fazem parte de uma exigência básica da maioria dos programas de MBA fora do Brasil.

Onde fazer o MBA ?

Esta é a pergunta mais complicada! Independente do país escolhido, a chance das aulas serem somente em inglês são altas. Neste caso, pense em outros fatores culturais que podem te agregar conhecimento e experiência.

Um dos fatores fundamentais na minha decisão pela Espanha foi o de aprimorar meu espanhol! Além disto, poder fazer parte de um programa de mestrado internacional, com pessoas de várias partes do mundo.

Por isto, eu recomendaria para uma pessoa em busca de fazer um MBA fora do Brasil procurar por um curso conceituado pelo mercado, e que ofereça um suporte ao estudante estrangeiro. Existem algumas universidades, como a minha, que mostram no site até sugestão de local para morar.

Prepare para o GMAT ou GRE

Depois de escolhida “A” ou “As” Universidades para cursar seu MBA fora do Brasil, chegou a etapa de um exame. Independente de qual exame o seu MBA está pedindo, será necessário se preparar com simulados, e alguns cursos para atingir o objetivo: cursar um MBA fora do Brasil.

Deixe pronta a sua documentação

Todos os seus documentos, com relação a sua graduação, devem ser validados ou apostilados pelo país em que você irá estudar.

Países que fazem parte da Convenção de Haia são um pouco mais fáceis. Você deverá fazer a tradução juramentada do seu documento original, e levar no cartório para fazer o apostilamento da versão original original, e da tradução. Fique atento que nem todos os cartórios fazem a Apostila de Haia, os valores variam por estado e você pode encontrar a lista de cartórios aqui.

Fazem parte da Convenção de Haia os países da Europa, Estados Unidos, China, entre outros.

Prepare para a etapa de entrevistas

A maioria das pessoas que estão se preparando para entrar em um MBA fora do Brasil temem esta etapa. O objetivo da entrevista é saber se o candidato se encaixa com o perfil da escola, e como a Universidade pode ajudar o estudante a ter sucesso. Com isto, as perguntas se repetem muito ao longo dos anos entre as Universidades! Então, definitivamente, você deve procurar estes dados antigos para treinar suas respostas.

Copiado!
Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários