É quase impossível passar pela faculdade sem precisar falar em público: temos que fazer trabalhos, seminários, o temido TCC e, em alguns casos, nas entrevistas de emprego e suas dinâmicas. Muitas pessoas têm dificuldade de se expressar na frente de outras - mesmo que elas sejam suas conhecidas -, e acabam apresentando não tão bem um trabalho que pode ter sido muito bem feito.
Durante a carreira também pode haver a necessidade de fazer apresentações para algum superior, chefes, apresentar projetos ou relatórios, ou seja, essa habilidade é importante e necessária em vários momentos e, por isso, hoje trouxe para vocês algumas dicas para nos sairmos melhor em apresentações em geral. Àqueles que realmente têm muita dificuldade para falar em público recomendo procurar um profissional, afinal pode ser não somente timidez, mas uma questão psicológica.
1. Planeje
Trace um plano da sua apresentação com certa antecedência; monte a estrutura do seu trabalho e pense em como você pode passar sua mensagem apropriadamente. Assim como livros, em apresentações orais a forma como você inicia pode prender totalmente o ouvinte ou, ao contrário, dispersá-lo: para conseguir a atenção você pode iniciar com alguma estatística, frase ou fato de interesse e que pertença ao assunto que você irá abordar.
2. Pratique
Praticar pode adicionar mais confiança à sua fala: se possível, pratique na frente de outras pessoas e peça honesto feedback. Mesmo que você não esteja falando de sua apresentação em si, só o fato de estar falando em público já é um passo para melhorar suas habilidades.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
3. Envolva o público
Envolver o público em sua apresentação, além de captar mais atenção, te ajuda a se sentir menos isolado, a sentir menos que está ‘falando sozinho’. Isso pode ser feito através de perguntas, pedindo exemplos, dinâmicas, etc., tudo dentro do contexto da sua apresentação.
4. Preste atenção em sua linguagem corporal
Postura, gestos e a movimentação na frente da sua plateia parecem detalhes, porém podem fazer diferença na sua apresentação. Não se esconda atrás da mesa ou do púlpito se não for necessário, mantenha sua postura correta, olhe as pessoas nos olhos e mantenha os gestos naturais.
5. Grave e assista sua apresentação
Esta dica pode ser a mais difícil, porém é a que mais pode ajudar a melhorar suas apresentações: gravar você mesmo ou praticando, ou apresentando e assistir depois. Você poderá ver o que ficou bom e o que não ficou e assim melhorar para a próxima.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E você, como faz para se sair melhor nas apresentações? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe nos comentários!
Veja Também: Dicas para o TCC + ferramentas que facilitam a vida dos estudantes
Fontes: mindtools
Comentários
Jéssica Dias
Engenheira industrial; formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; com passagem pelo Instituto de Tecnologia de Rochester; tem experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), e já atuou nas funções de Logística, Planejamento e Programação de Materiais.