Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

5 dicas para falar melhor em público

por Jéssica Dias | 03/03/2015
Copiado!

É quase impossível passar pela faculdade sem precisar falar em público: temos que fazer trabalhos, seminários, o temido TCC e, em alguns casos, nas entrevistas de emprego e suas dinâmicas. Muitas pessoas têm dificuldade de se expressar na frente de outras – mesmo que elas sejam suas conhecidas -, e acabam apresentando não tão bem um trabalho que pode ter sido muito bem feito.
Falar-em-publico-blog-da-engenharia-01

Durante a carreira também pode haver a necessidade de fazer apresentações para algum superior, chefes, apresentar projetos ou relatórios, ou seja, essa habilidade é importante e necessária em vários momentos e por isso hoje trouxe pra vocês algumas dicas para nos sairmos melhor em apresentações em geral. Àqueles que realmente têm muita dificuldade para falar em público recomendo procurar um profissional, afinal pode ser não somente timidez, mas uma questão psicológica.

1. Planeje

Trace um plano da sua apresentação com certa antecedência; monte a estrutura do seu trabalho e pense em como você pode passar sua mensagem apropriadamente. Assim como livros, em apresentações orais a forma como você inicia pode prender totalmente o ouvinte ou, ao contrário, dispersá-lo: para conseguir a atenção você pode iniciar com alguma estatística, frase ou fato de interesse e que pertença ao assunto que você irá abordar.


2. Pratique

Praticar pode adicionar mais confiança à sua fala: se possível, pratique na frente de outras pessoas e peça honesto feedback. Mesmo que você não esteja falando de sua apresentação em si, só o fato de estar falando em público já é um passo para melhorar suas habilidades.
Falar-em-publico-blog-da-engenharia


3. Envolva o público

Envolver o público em sua apresentação, além de captar mais atenção, te ajuda a se sentir menos isolado, a sentir menos que está ‘falando sozinho’. Isso pode ser feito através de perguntas, pedindo exemplos, dinâmicas, etc., tudo dentro do contexto da sua apresentação.


4. Preste atenção em sua linguagem corporal

Postura, gestos e a movimentação na frente da sua plateia parecem detalhes, porém podem fazer diferença na sua apresentação. Não se esconda atrás da mesa ou do púlpito se não for necessário, mantenha sua postura correta, olhe as pessoas nos olhos e mantenha os gestos naturais.
Falar-em-publico-blog-da-engenharia-02


5. Grave e assista sua apresentação

Esta dica pode ser a mais difícil, porém é a que mais pode ajudar a melhorar suas apresentações: gravar você mesmo ou praticando ou apresentando e assistir depois. Você poderá ver o que ficou bom e o que não ficou e assim melhorar para a próxima.
Referência: mindtools


E você, como faz pra se sair melhor nas apresentações? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários