Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Ciência da Terra: 4 lindos, assustadores e catastróficos eventos da natureza registrados recentemente por pesquisadores

por Redação 360 | 31/01/2022 | Atualizado em 22/04/2022

O mundo está passando por grandes transformações. Em parte, tem a ver com a ação humana. Mas outras coisas realmente estão acontecendo porque fazem parte da própria evolução do nosso planeja. Só que alguns eventos da natureza terrena que ocorreram recentemente surpreenderam a todos, mesmo os cientistas. Separamos imagens de quatro deles para compartilhar com você! Confira!

Destruição da natureza de Tonga por vulcão

Infelizmente, pudemos ver dias atrás, através dos noticiários internacionais, imagens da destruição em Tonga causada por uma erupção de vulcão e consequente tsunami – com ondas de 15 metros de altura – que chegou até as praias do Peru, causando outra tragédia ambiental por derramamento de óleo. Austrália e Nova Zelândia mandaram aeronaves para sobrevoar o local e fizeram mais registros de fotos e filmagens. Além disso, satélites também registraram a dimensão dos acontecimentos do espaço. Só isso é que realmente revelou a proporção de tudo que houve no Oceano Pacífico. Foi possível ver detalhes das cinzas cobrindo cidades tonganesas, zonas de matas e outras mais de cem ilhas ao redor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

natureza - erupção tonga
Imagem reproduzida de MetSul Meteorologia
erupção tonga
Imagem reproduzida de Gizmodo Brasil

Rio de Janeiro com céu cor de rosa

Voltando a falar sobre o desastre ocorrido em Tonga, na última semana, partículas da erupção – com força comparada a de uma bomba atômica e que pôde ser ouvida até no Alasca – ocorrida há 13 mil quilômetros do Brasil, lá do outro lado do mundo, no Oceano Pacífico, viajaram até a América do Sul e fizeram o crepúsculo da cidade do Rio de Janeiro ficar diferente. A poluição chegou até a estratosfera, e as cinza e gases acabaram viajando para a região, fazendo o céu ficar em um tom de rosa-arroxeado impressionante, o que rendeu várias imagens belíssimas.

poluição rio de janeiro
Imagem reproduzida de MetSul Meteorologia

Ilha grega sendo atingida por tornado de neve

Uma parte do território grego sofreu, há menos de uma semana, com uma onda de frio intenso que provocou uma forte nevasca – tempestade nomeada como “Elpis”. A condição climática acentuada fez gerar um tornado de neve que atingiu a ilha de Andros, a 96 km da capital Atenas. O fenômeno foi registrado por diversas câmeras de monitoramento da região. As imagens mostram uma assustadora coluna de ar gelado saindo do Mar Egeu e seguindo para o local.

tornado de neve
Imagem reproduzida de MetSul Meteorologia

Bioluminescência em praias gaúchas

Para finalizar este texto, voltamos a falar sobre o Brasil. Outro fenômeno, nunca visto em nosso território, ocorreu em 2022. Algo que só era relatado no lado oriental do globo terrestre foi registrado na praia de Capão da Canoa, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Este foi o fenômeno da bioluminescência ou “brilho” nas águas sob a luz do luar que, segundo biólogos, foi provocado por plânctons, pequenos seres marinhos que reagem quimicamente assim em águas mais quentes e calmas, como se fosse uma floração não tóxica para os humanos. O problema é que é a combinação de poluição e chuvas mais nutrientes carregados em direção para a costa que faz aumentar essa população de seres vivos.

bioluminescência capao da canoa
Imagem reproduzida de Expansão

Estes fenômenos ocorridos na natureza são apenas um alerta da nossa mãe Terra de que algo não está certo e de que devemos colocar um pé gigante no freio de nossas ações, que fazem com que estes acontecimentos ganhem proporções gigantescas, muito além do que o planeta – e nós – poderá continuar suportando!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Entenda quais os problemas causados pelas embalagens plásticas na natureza


Fontes: Globo, UOL, Globo 2.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.