Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

4 dicas para fazer uma horta no apartamento

por Clara Ribeiro | 08/02/2021
Copiado!

Não deixe de cultivar temperos, hortaliças e outras plantas comestíveis só por morar em um apê!

Ter uma horta em apartamento ou em casa é um desejo comum a muitas pessoas que querem ter uma vida mais saudável. Afinal, cuidar de uma horta pode trazer muitos benefícios, tanto no que se refere à alimentação quanto à saúde mental.  

Em cidades altamente cosmopolitas, onde a verticalização só aumenta, muitos se veem limitados quanto à ideia de ter uma horta no próprio apê. Contudo, é possível encontrar soluções interessantes para ter um cantinho verde em casa

Confira abaixo dicas para você que gostaria de algumas hortaliças frescas para cozinhar, mesmo morando em um apartamento. 

1 – Espaço para criar uma horta

Por mais reduzida que seja a área de seu apartamento, sempre se pode encontrar um lugar para as plantinhas. Pequenas hortaliças e especiarias têm a vantagem de ocupar pouco espaço, então você só precisa escolher o melhor lugar. 

Como estamos falando de plantas, você precisa de um local que receba de quatro a seis horas diárias de luz solar. Assim, veja quais os pontos mais bem iluminados do seu apê.

Se você tem uma sacada, por exemplo, pode ser o lugar ideal. Mas preste atenção aos ventos fortes e chuvas, para não ter sua horta devastada! 

como ter horta em apartamento

2 – Terra 

Depois de eleger o melhor lugar para a horta do seu apartamento, é hora de pôr a mão na massa.

Ou melhor, na terra: suas hortaliças vão precisar, inevitavelmente, de uma base rica em nutrientes. Além disso, a terra precisa conservar bem sua umidade, assim como ter uma textura esponjosa, para que o oxigênio circule. 

vaso horta em apartamento

3 – Vasos para a horta

Em seguida, você precisará dos vasos. A quantidade deles é você quem vai decidir, de acordo com a quantidade de ervas que você pretende cultivar. O material dos vasos pode ser bem diversificado. Você pode comprá-los prontos em lojas de jardinagem, onde há modelos de barro ou fibra plástica.  

Também é perfeitamente possível reaproveitar recipientes como latas e potes de sorvete, por exemplo. Na verdade, qualquer recipiente que tenha de 7 a 15 cm de profundidade vai servir para o cultivo da maioria das ervas e temperos. 

Nesse caso, você só precisa fazer furos de drenagem no fundo de cada recipiente. Eles são indispensáveis, pois permitem que as raízes das plantas não apodreçam, então não se esqueça desse detalhe! 

horta em apartamento

4 – Suspenso ou no nível do chão

Muitas são as opções para quem quer uma horta ao nível da atividade manual, para que não haja a necessidade de se agachar para cuidar das plantinhas. Pallets, prateleiras e até imãs podem ser soluções interessantes para deixá-las suspensas. 

Outra opção é de cultivá-las ao nível do chão, o que não é necessariamente um problema. Tudo o que você precisa considerar é se as plantas são afetadas quanto à iluminação ou ocorrência de ventos e chuvas, como já mencionado acima.Ademais, pode não ser a melhor opção se você tem dores ou problemas nas costas e joelhos. 

E então, gostou das dicas? Tem alguma que esquecemos de listar? Deixe um comentário!

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários