Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

No interior de São Paulo, casa minimalista aposta em sala sem paredes

por Gabriela Glette | 26/01/2021

Este projeto mostra que é que podemos criar residências acolhedoras através de técnicas simples

Se daqui para frente o mundo precisa se adequar cada vez mais às mudanças climáticas, um dos setores que precisa repensar com urgência suas práticas é o da construção civil. Com as temperaturas cada vez mais altas, não precisamos nos tornar reféns do ar condicionado à medida que podemos e devemos priorizar projetos que fazem a natureza trabalhar em nosso favor. Este é o caso da Q04L63, casa construída em 2020 na cidade de Rifaína, interior de São Paulo, que aposta em uma sala de estar sem paredes.

casa Q04L63
Imagem: felipe araújo

Minimalista e dividida em duas partes, na qual 50% da casa é dedicada às áreas comuns e os outros 50% aos espaços privados, o grande diferencial da casa é que as paredes da sala podem ser totalmente abertas. A artimanha, além de deixar o ambiente maior, propicia mais ventilação natural, o que faz a família economizar na energia elétrica.

entrada da casa Q04L63
Imagem: felipe araújo

Projetada pelo escritório de arquitetura mf + – localizado na cidade de Franca, a residência incomum posicionou a área privada da casa logo na entrada, enquanto a sala de estar, cozinha e sala de jantar ficam no fundo, junto da piscina e jardim.

Q04L63 fachada da casa
Imagem: felipe araújo

Além do uso de madeira em praticamente na casa toda, o mármore travertino arenoso se estende pelos pisos e paredes do salão principal, com ardósia preta usada nos banheiros e nas bancadas. Lajes de concreto e pedra hijau compõem a área da piscina, que prioriza a vegetação natural da região.

área da piscina da Q04L63
Imagem: felipe araújo

Minimalista e moderna? Sim, mas o grande ensinamento que este projeto nos deixa é que podemos criar residências acolhedoras através de técnicas simples que nos deixam mais em contato com a natureza e com o que o mundo precisa hoje!

sala de estar da casa Q04L63
Imagem: felipe araújo
sala de estar
Imagem: felipe araújo
corredor da residência
Imagem: felipe araújo
Q04L63
Imagem: felipe araújo

Fonte: Design Boom

O que você achou dessa casa? Comente!

Comentários

Imagem padrão usuário

Gabriela Glette

Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.