Engenharia 360

3DEXPERIENCE | SQUARE ROBOT para inspeção rápida de tanque de combustível [desenvolvido em SolidWorks]

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/02/2022 | Atualizado em 18/01/2023 4 min

3DEXPERIENCE | SQUARE ROBOT para inspeção rápida de tanque de combustível [desenvolvido em SolidWorks]

por Redação 360 | 08/02/2022 | Atualizado em 18/01/2023
Engenharia 360

Imagine encontrar falhas de pintura em tanques de armazenamento de combustível. O que fazer? É claro que problemas assim precisam ser eliminados com antecedência. Contudo, não seria adequado contar com o trabalho humano para isso, por questões de segurança – fora que os custos associados nesta operação seriam enormes. Pensando nisso – e também por conta das novas normas regulamentadoras que foram surgindo -, os pesquisadores precisaram desenvolver, ao longo dos anos, veículos que pudessem fazer tais tarefas de alto grau de risco. Neste texto, contamos a história do surgimento do Square Robot. Confira!

Square Robot
Imagem reproduzida de SOLIDWORKS

O surgimento do Square Robot

A empresa Square Robot, Inc. é uma startup fundada em 2016 e sediada em Boston, nos Estados Unidos. Atualmente, ela é líder na fabricação de robôs autônomos submersíveis e em flutuação cuja capacidade é realizar inspeções de infraestrutura offshore – de petróleo e gás. Os mesmos são alimentados por bateria e são guiados para inspecionar o piso dos tanques de combustível em busca de falhas – como de corrosão e integridade. Isso é uma tarefa que precisa realmente ser feita o mais rápido possível e representa um grande desafio de design que requer uma estratégia bastante complexa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desafios

A ideia era, portanto, criar um robô autônomo especial e resistente que pudesse ir onde nenhum humano deveria, como em áreas de tanques de armazenamento de combustível ou solo totalmente petrolíferos que precisam ser inspecionados e reparados. Mas criar uma peça para explorar as fendas escuras e perigosas desses tanques não era fácil. Então, a Square Robot precisou se apoiar em várias soluções SolidWorks para superar os seus desafios!

Square Robot
Imagem reproduzida de auvsi.org

A utilização do SolidWorks CAD no projeto

A Square Robot trabalhou com o SolidWorks CAD e a plataforma 3DEXPERIENCE para criar as soluções de revisão e gerenciamento do ciclo de vida do seu novo produto, se beneficiando sempre da colaboração on-line, em nuvem, de especialistas em robótica trabalhando em locais diferentes – engenheiros, gerentes e principais interessados. Veja o que disse Charles O’Connell, engenheiro mecânico sênior da empresa, em reportagem de Blogs SolidWorks:

“É possível armazenar dados CAD no Google Drive, mas não de uma forma inteligente que mantém o histórico de revisões e os relacionamentos entre as montagens e seus itens filhos. Trabalhando dessa forma, o responsável pela organização – no caso, eu – tinha que gerenciar diligentemente todos os dados e revisões localmente, decidindo quais arquivos locais substituir. Isso não era apenas demorado e trabalhoso para o organizador, como também suscetível a erros humanos e impedia a colaboração. Precisávamos de uma solução baseada em nuvem que nos permitisse colaborar, manter controles de revisão e bloquear dados CAD aprovados.”,

“Começamos a trabalhar no desenvolvimento de peças, montagens e desenhos no SolidWorks, armazenando-os na nuvem via Google Drive e usando o recurso SolidWorks Pack and Go para conjuntos de dados maiores.”,

“Com a plataforma 3DEXPERIENCE, estamos no caminho certo para desenvolver uma frota de robôs que podem inspecionar tanques de armazenamento de combustível em todo o país e no mundo – um tanque de cada vez.”.

Square Robot
Imagem reproduzida de Render Blog – Render Cursos
Square Robot
Imagem reproduzida de SOLIDWORKS

As principais características do Square Robot

No passado, a maioria das inspeções de tanques exigia que um tanque fosse retirado do serviço para ser drenado, aberto, limpo e inspecionado. Isso era feiro por meio de testes não destrutivos manuais, com os resíduos sendo processados e os reparos sendo feitos conforme necessário. Enfim, mais tarde, com o desenvolvimento desta tecnologia do Square Robot, este risco foi evitado com sucesso!

Tal robô tem um design que mais lembra algum modelo do famoso filme da Disney, ‘Wall-E’. Ele pode ser movido à bateria em um tanque de petróleo, gasolina ou diesel. Também fazer captura de imagens de alta clareza – mesmo em condições de pouca iluminação -, para informações detalhadas – como níveis e condições de sedimentos e revestimento. Inclusive, teve a sua primeira certificação em 2019 – quando fez inspeção em serviço do interior de um tanque de armazenamento de diesel acima do solo para a Phillips 66, líder em aviação e uma das maiores refinarias dos Estados Unidos. Este foi, realmente, um importante marco para a Engenharia!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Square Robot
Imagem reproduzida de Square Robot

Através do SolidWorks, a empresa Square Robot conseguiu melhorar e até acelerar o desenvolvimento de seu produto através de um processo colaborativo feito por equipe especializada, reduzindo erros por meio de um controle de revisão.

Veja Também: Transformar deserto sem vida em “Jardim do Edem” – conheça a solução de robótica proposta por um designer de Dubai


Fontes: SolidWorks.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo