Engenharia 360

3DEXPERIENCE: Dassault Systèmes apresenta aliança para Smart Cities

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/01/2022 3 min

3DEXPERIENCE: Dassault Systèmes apresenta aliança para Smart Cities

por Redação 360 | 24/01/2022
Engenharia 360

A edição presencial do evento 3DEXPERIENCE World 2022 foi cancelada. Contudo, ainda temos muito que comemorar neste ano. Primeiro, porque ainda poderemos acompanhar diversas sessões virtuais para ficar mais bem atualizado sobre as novidades do mercado. Outro motivo – e isso o Engenharia 360 já te conta neste texto – é os avanços com a plataforma 3DEXPERIENCE. Isso inclui, por exemplo, a mais recente aliança – conjunta, eficiente e colaborativa – que a Dassault Systèmes fez com a empresa NTT Communications. A ideia é avançar, principalmente, na questão da tecnologia de Gêmeos Digitais, Gêmeos Virtuais ou Virtual Twins e Big Data. Por fim, gerar uma transformação significativa no desenvolvimento de sistemas operacionais pensando nas Smart Cities ou Cidades Inteligentes Sustentáveis.

Dassault Systèmes e 3dexperience
Imagem reproduzida de DailyCADCAM

A situação atual das nossas cidades

Antes de explicar melhor o trabalho da Dassault Systèmes com a NTT, precisamos fazer uma reflexão sobre como são as nossas cidades hoje e como elas deveriam ser. Bem, o que acontece agora é que elas crescem de forma desordenada junto do aumento expressivo das populações urbanas. O conceito de sustentabilidade acontece apenas no papel, de um modo geral, com as regulamentações de sustentabilidade ainda não atingindo bem as sociedades. E nesse meio tempo, as cidades são altamente confrontadas com desafios complexos que expõem essa falta de planejamento e boa gestão.

Precisamos encontrar formas de melhorar a qualidade de vida de todos, começando por seus habitats! Um caminho otimista é com as novas tecnologias para infraestruturas mais inteligentes!

Dassault Systèmes e 3dexperience
Imagem reproduzida de IoT M2M Council

“O setor de ‘infraestrutura e cidades’ é um segmento estratégico da economia que requer novas abordagens para inovar e criar experiências sustentáveis ​​em áreas como a mobilidade. Nossa aliança com a NTT Com representa o primeiro projeto de desenvolvimento conjunto da Dassault Systèmes na plataforma 3DEXPERIENCE com uma empresa japonesa neste setor.” – Florence Verzelen, Vice-Presidente Executiva de Indústria, Marketing e Sustentabilidade da Dassault Systèmes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Veja Também: O 3DEXPERIENCE vem aí e a Dassault Systèmes prepara grandes novidades [+ Cobertura 360]

A aliança Dassault Systèmes e NTT Communication

Não é novidade que precisamos ser mais resilientes para conseguirmos enfrentar, com tranquilidade, os sérios desafios que nos são impostos. Isso vale demais para o uso de energia, mobilidade urbana, e mais. Por isso, é preciso colocar mais valor na Engenharia e tudo o que ela pode fazer por nós! E a forma encontrada da Dassault Systèmes contribui nesse sentido foi se juntar a NTT na criação de projetos relacionados a edifícios, distritos e gestão de cidades, além de gerenciar sensores de dados e simular a otimização de energia, entre outras iniciativas! E é claro que eles devem impactar toda a cadeia de valor!

Mas como isso será feito? Bem, é claro que será por meio da plataforma 3DEXPERIENCE! E como a NTT pode ajudar neste momento? Bom, com sua vasta experiência em projetos de desenvolvimento de cidades e Smart Cities, planejamento urbano e desenvolvimento, fora Gêmeos Digitais e mais. Por isso é que acredita-se que essa aliança dará tão certo! As primeiras ideias serão apresentadas já dentro do CROSS LAB for Smart City, um centro de inovação especial da NTT. O objetivo, inclusive, é expandir os projetos para mobilidade, turismo e prevenção de desastres. Por fim, no futuro, unir esses trabalhos com o de diversas outras empresas.

Dassault Systèmes e 3dexperience
Imagem reproduzida de Smart Cities World

Agora, a contribuição da Dassault Systèmes já seria com a essa plataforma 3DEXPERIENCE, oferecendo este ambiente virtual único onde todos os envolvidos com estes projetos poderão contribuir com conhecimento em diferentes áreas, fazendo simulações que devem explorar os mais diferentes cenários – integrando dados do mundo real para testar e melhorar as ideias, sem trazer riscos. Isso pode incluir pessoas envolvidas na área industrial, fabricantes de automóveis, operadores de mobilidade e de energia renovável, além de fornecedores de Engenharia Civil.

Essa nova versão da 3DEXPERIENCE oferecerá dados inteligentes para cidades, combinando a rede de tecnologia de comunicação da NTT e recursos de Internet das Coisas mais análises de Big Data. O resultado? Soluções otimizadas para empresas e governanças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo