Engenharia 360

3D Mold Creator: criação de moldes 3D em Engenharia Mecânica [incluindo para peças de plástico]

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/02/2022 | Atualizado em 03/05/2022 3 min

3D Mold Creator: criação de moldes 3D em Engenharia Mecânica [incluindo para peças de plástico]

por Redação 360 | 07/02/2022 | Atualizado em 03/05/2022
Engenharia 360

Você trabalha com modelagem 3D? Bem, então você já domina algumas facilidades e dificuldades dentro desse mundo. Por exemplo, são desafios enfrentados pelos projetistas – e que afetam demais a qualidade e o custo do produto manufaturado: variações de materiais, linha de solda, marcas de afundamento, empenamentos, tempos de ciclo longos e preenchimentos de cavidades incompletos. E quais as consequências disso? É que depois que tudo já está pronto, o projeto concluído ou até iniciada a fabricação do produto, é difícil ou mesmo impossível fazer alterações. Se um erro desses “passa batido”, as consequências podem ser desastrosas!

Agora, o que poderia resolver tudo isso? Bom, talvez uma comunicação inicial clara entre projetistas de peças plásticas e engenheiros de moldes. Além disso, ferramentas que possam ajudar a solucionar problemas potenciais mais cedo, economizando tempo e custos. Conheça uma delas no texto a seguir, a 3D Mold Creator!

SOLIDWORKS
Imagem reproduzida de My3DEXPERIENCE – Dassault Systèmes

Conhecendo a ferramenta 3D Mold Creator

Já conversamos diversas vezes por aqui, dentro do Engenharia 360, sobre as vantagens do uso da plataforma 3DEXPERIENCE, da empresa Dassault Systèmes. A novidade que trouxemos para este texto é a ferramenta de criação de moldes 3D, em inglês, 3D Mold Creator. Ela foi desenvolvida especialmente para empresas que projetam, por exemplo, moldes de injeção de plástico e matrizes de fundição sob pressão e outros utilizados na construção de peças, como de forjamento ou termoformadas.

Portanto, sim, os projetistas de moldes, ferramentas e os projetistas de peças fundidas de plástico e metal se beneficiam com a 3D Mold Creator. Principalmente porque seus desenhos de molde podem ser colocados na nuvem através da plataforma 3DEXPERIENCE. Dentro disso, é possível criar núcleos de cavidades e inserções, garantindo que as peças possam ser fabricadas corretamente. O projetista pode também controlar vários outros detalhes do projeto, visando que o produto gerado saia exatamente como no desenho industrial feito no computador.

SOLIDWORKS
Imagem reproduzida de My3DEXPERIENCE – Dassault Systèmes

Com a 3D Mold Creator é possível fazer muitas verificações de detalhamento. Em poucos minutos é possível criar um design! E, ao invés de enviar os modelos CAD 3D sem rascunhos adequados, os projetistas de peças podem verificar seus projetos e até mesmo criar as inserções de molde para fabricantes de moldes. Também é possível rastrear as comunicações automaticamente, compartilhando informações importantes entre as partes interessadas, mantendo um histórico para resolver problemas com mais rapidez – a exemplo de mudanças de tomadas de decisões.

As atualizações necessárias acontecem de forma muito eficiente, num processo integrado e bastante fácil de manipular, dentro da 3D Mold Creator. O designer de molde pode trabalhar em um modelo derivado do modelo de projeto, o que significa que faz referência ao modelo de projeto diretamente; e as alterações no modelo de design são, portanto, refletidas no molde.

Diferencial para trabalhos em Engenharia

Criar moldes em ferramentas CAD especializadas para projetos de Engenharia é muito mais fácil com o 3D Mold Creator. O próximo recurso do processo ou atalho para próxima etapa é apontado de forma bastante fluida, com uma inteligência de fluxo de trabalho impressionante. E como tudo é executado pela plataforma 3DEXPERIENCE, na nuvem, ou seja, não há a necessidade de se baixar qualquer software adicional, bastando ter apenas uma conexão com a internet mais um dispositivo conectado para a realização dos serviços. Além do mais, assim, o 3D Mold Creator será mantido sempre atualizado!

SOLIDWORKS
Imagem reproduzida de The SOLIDWORKS Blog

Dica extra para você! Existe ainda mais outra ferramenta adicional que os profissionais podem contar que é o aplicativo xMold. Ele ajudaria no ato de projetar corpos de molde e ferramentas necessárias para criar núcleo de molde e mais na plataforma 3DEXPERIENCE.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo