Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Unicamp realiza a 24ª Semana de Engenharia Química [Afinal, qual a área de atuação profissional?]

por Redação 360 | 10/08/2021

A Unicamp está oferecendo boas oportunidades para os seus estudantes, como palestras na área da Engenharia Química e feira de talento. Saiba mais!

Aqui, no Engenharia 360, nós compartilhamos várias informações sobre as mais diferentes áreas da Engenharia, sendo regulamentadas pelo CREA – o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Uma delas, por exemplo, é a Engenharia Química. Mas, afinal, qual é a área de atuação desse profissional? Bem, muita coisa sobre isto será discutida na 24ª Semana de Engenharia Química promovida pela Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas. Saiba mais!

O que é Engenharia Química?

Engenharia Química é um ramo da Engenharia que está presente em todos os setores da indústria, acompanhando o processo industrial em todos os níveis e na pesquisa. Profissionais formados nesta profissão são responsáveis por projetar, construir e operar plantas químicas industriais, em que materiais sofrem transformações químicas, físicas e/ou biológicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Principais espaços de atuação, hoje:

  • indústrias químicas, petroquímicas, de petróleo, cerâmica, açúcar e álcool, resinas, medicamentos, tratamento de efluentes, tintas, corantes, cosméticos, alimentos, cimenteiras e de papel e celulose.

Outros setores menos prováveis:

  • mercado financeiro, marketing, desenvolvimento e gestão de negócios, logística, controle de qualidade, e também em questões ligadas à área ambiental e produção de biotecnologias e bioprodutos, como, por exemplo, o biodiesel.
Engenharias
Imagem extraída de

Qualidades requisitadas

As decisões dos engenheiros químicos devem ser embasadas em argumentos técnico-científicos. E eles precisam ter criatividade para lidar com os desafios do dia a dia. Além disso, deverá estar sempre atento e buscando se atualizar em diferentes áreas do conhecimento – como matemática, física, química, biologia e arte da engenharia -, contando com a parceria de profissionais de diversos ramos, que vão além das ciências exatas.

Vida universitária

O curso de Engenharia Química pode durar dez semestres. Seu currículo deve ser elaborado pelas instituições de forma a assegurar uma formação profissional que atenda ao mercado de trabalho atual e deve contemplar atividades extracurriculares. E um dos melhores e mais concorridos do Brasil é o da Unicamp.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: [Lista 360] Descubra quais são as melhores faculdades de Arquitetura e Engenharia em 2021

Como funcionará a Semana de Engenharia Química da Unicamp?

A Semana de Engenharia Química da Unicamp é um evento anual construído por alunos e para alunos, com o objetivo de fazer a conexão entre os melhores estudantes e as melhores empresas. Para os interessados, trata-se de uma oportunidade de agregar na bagagem acadêmica e profissional boas experiências.

As palestras, realizadas no modo online, começaram dia 9 de agosto e devem ir até dia 13 – todos os dias das 09h00 às 23h00 -, com inscrições em site especial – clique aqui para conferir. Mas seu conteúdo deve ir muito além do mundo da Engenharia Química, falando também sobre mercado financeiro, novas tecnologias, habilidades cognitivas e soft skills, por exemplo – clique aqui para conferir o cronograma completo.

Bônus | Feira de Talentos Unicamp

Para os estudantes em busca de novas oportunidades, a instituição também oferece, em breve, mais outro evento de qualidade. A 22ª edição da feira Talento, organizada por alunos da Unicamp, irá recrutar estagiários para diferentes empresas. Serão 76 eventos online com programações diárias de 14 a 18 de setembro, sempre das 9h às 21h, com participação gratuita. Os interessados devem realizar cadastro no site do evento, onde também está disponível a programação de eventos para cada dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.