Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

22 perguntas inusitadas feitas a engenheiros em entrevistas de emprego

por Larissa Fereguetti | 12/05/2015
Copiado!

Google, Apple, Microsoft, Twitter, Facebook. O que estas e outras grandes empresas têm que faz com que grande parte dos que possuem formação na área tecnológica já tenha, alguma vez na vida, sonhado em trabalhar para elas? A resposta é óbvia: bons salários, ambiente de trabalho agradável, possibilidade de alavancar a carreira e por aí vai. Mas, sabemos que não é fácil conseguir um emprego desses. As gigantes da tecnologia são extremamente concorridas e possuem processos seletivos considerados difíceis e até um pouco inusitados. Para provar, aqui vai uma lista de algumas perguntas feitas a alguns engenheiros durante o processo seletivo de algumas delas.

Imagem: jeffreyjhardt.com

Imagem: jeffreyjhardt.com


  1. Conte-me algo que você fez em sua vida que você está particularmente orgulhoso (Gerente de Engenharia de Software – Apple)
  2. Descreva um problema interessante e como você o solucionou (Engenheiro de Software – Apple)
  3. O que te traz aqui hoje? (Engenheiro de Software – Apple)
  4. Você tem 100 moedas dispostas sobre uma mesa, cada uma com um lado “cara” e “coroa”. Dez delas estão com o lado “cara” para cima e 90 com o lado “coroa”. Você não pode sentir, ver ou descobrir qual é o lado que está para cima. Divida as moedas em duas pilhas de tal forma que haja o mesmo número de “caras” em cada uma. (Engenheiro de Software – Apple)
  5. O que você gostaria de fazer nos próximos cinco anos? (Engenheiro de Software – Apple)
  6. Por que você quer se juntar a Apple e o que você perderá em seu trabalho atual caso a Apple contrate você? (Engenheiro de Software – Apple)
  7. Descreva-se: o que te deixa animado? (Engenheiro de Software – Apple)
  8. Como você testaria uma torradeira? (Engenheiro de Software – “Software Quality Assurance Engineer” – Apple)
  9. Se nós o contratarmos, com o que você gostaria de trabalhar? (Engenheiro de Software Sênior – Apple)
  10. Existem três caixas, uma contém apenas maçãs, uma contém apenas laranjas e uma contém maçãs e laranjas. As caixas foram etiquetadas incorretamente, de forma que nenhuma etiqueta identifica o conteúdo correto da caixa. Ao abrir apenas uma caixa e, sem olhar o que há dentro dela, você pega uma fruta. Apenas olhando a fruta, como você poderia imediatamente etiquetar todas as caixas de maneira correta? (Engenheiro de Software – “Software Quality Assurance Engineer” – Apple).
  11. Você já discordou da decisão de um gerente? E como você levou a discussão? Dê um exemplo específico e explique como você retificou a discussão, qual foi o resultado final e como essa pessoa te descreveria atualmente. (Engenheiro de Software – Apple)
  12. Por que devemos contratá-lo? (Engenheiro de Software – Apple)
  13. Você é criativo? O que é criativo que você consegue pensar? (Engenheiro de Software – Apple)
  14. Dado um aplicativo no iTunes que extrai as imagens que ficam obsoletas ao longo do tempo, que estratégia você usaria para descarregar as imagens não utilizadas? (Engenheiro de Software – Apple)
  15. Qual foi o seu melhor dia nos últimos quatro anos? E o pior? (Gerente de Projetos de Engenharia – Apple)
  16. Você tem dois ovos e deseja descobrir qual o andar mais alto que você pode jogar o ovo sem quebra-lo. Como você faria isto? Qual é a solução ideal? (Engenheiro de Software – Apple)
  17. Como você testa seu aplicativo favorito? (Engenheiro de Software – Apple)
  18. Como você testaria um elevador? (Engenheiro de Software – Microsoft)
  19. Qual foi a maior falha que você cometeu em sua carreira? (Engenheiro de Software – Microsoft)
  20. Um disco está girando em um eixo e você não sabe para qual lado. É dado a você um conjunto de pinos. Descreva como você os usaria para determinar o lado para qual o disco gira. (Engenheiro de Software – Microsoft)
  21. Como você calcularia a colisão entre duas esferas que se deslocam? Dê-me as equações matemáticas para solucionar e uma implementação do algoritmo. (Engenheiro de Software Sênior – Eletronic Arts)
  22. Como você descreveria um dinamômetro a uma criança de 8 anos? (Técnico em Engenharia – Tesla Motors)
Imagem: thejobscholar.com

Imagem: thejobscholar.com


Leia também: 5 dicas para se dar bem nas entrevista de estágio


Com a valorização do capital humano, as grandes corporações, principalmente, realizam processos seletivos cada vez mais dinâmicos, envolvendo não só aquele famoso questionário padrão, mas também atividades em grupo e questões um pouco inusitadas como as acima. O objetivo é conhecer melhor o candidato a futuro funcionário, saber como ele trabalha em grupo, se possui ou não capacidade de liderança, se é criativo, possui respostas objetivas e por aí vai.

Imagem: careerplug.com

Imagem: careerplug.com


No site Glassdoor  é possível ver relatos de quem já participou desses processos seletivos contando sobre qual foi a tarefa, como foi a entrevista e outros pontos. Quase sempre é possível encontrar comentários de brasileiros a respeito da entrevista em filiais dessas grandes empresas no país.
Ao ver lista acima você já pode se preparar psicologicamente para saber que podem te perguntar qualquer coisa ou pedir as tarefas mais inesperadas em uma entrevista de emprego, principalmente se elas tiverem o perfil semelhante as citadas. Agora quem quer saber sou eu: como você responderia a essas perguntas?
E se você ficou curioso por mais perguntas, aqui vão algumas feitas a cargos que não são de engenheiros e que vale conferir:

  1. É dado a você um pote com uma mistura de moedas verdadeiras e moedas falsas. Se você pega uma, joga para o alto três vezes e obtém “cara”, “cara” e “coroa”, quais as chances de você pegar uma moeda verdadeira ou uma falsa? (Analista – Apple)
  2. Quantas crianças nascem todos os dias? (Gerente de Suprimentos – Apple)
  3. Quando você entra na loja da Apple como um cliente, o que você observa /como se sente quando entra? (Especialista – Apple)
  4. Quais os seus erros e o que você aprendeu com eles? (Gerente de Software – Apple)
  5. Explique a uma criança de 8 anos o que é um modem/roteador e quais são suas funções. (Assessor interno – Apple)
  6. Descreva uma experiência humilhante (Especialista em Lojas de Varejo – Apple).
  7. O que é mais importante: solucionar o problema do cliente ou a criar de uma boa experiência para ele? (Assessor Interno – Apple)
  8. Você parece ser muito positivo, o que o deixa para baixo? (Especialista do Family Room – Apple)
  9. Mostre-me (dramatizando) como você mostraria a um cliente que está disposto a ajudá-lo usando apenas a sua voz. (Assessor Interno – Apple)
  10. Qual a maneira mais criativa de quebrar um relógio? (Estagiário – Apple)
  11. Se dermos a você uma caixa de lápis, cite dez coisas que você poderia fazer que não envolvem os usos tradicionais. (Assistente Administrativo – Google)
  12. Você quer projetar um telefone para surdos. Como você faria isso? (Gerente de produtos – Google)
  13. Como você resolveria um problema se você fosse de Marte? (Gerente Sênior de Recrutamento – Amazon)
  14. Você tem um saco de com o número “N” de cordas. Ao acaso, você retira a ponta de uma corda. Você tira a ponta de outra corda e amarra as duas juntas. Você repete este procedimento até que não há pontas soltas no saco. Qual é o número esperado de loops? (Estagiário – Facebook)
  15. Um criminoso coloca, em sequência, duas balas no tambor de um revólver, aponta para sua cabeça e aperta o gatilho. Ele pode atirar de novo ou rodar o tambor antes do novo disparo. Para cada caso, qual a probabilidade de você levar um tiro? (Analista de Marketing – Facebook)
  16. Por que eu não deveria contratar você? ( Recrutador – Twitter)
  17. Nomeie a maior quantidade de produtos da Microsoft que você conseguir. (Consultor – Microsoft)


Referências: Business Insider; Business Insider²; Glassdoor; Times of India.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários