Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

10 dicas para ler livros técnicos de forma eficiente

por Kamila Jessie | 17/04/2020
Copiado!

Leitura de conteúdo técnico exige certo esforço de todo mundo, não interessa a área. Pensando em tornar a tarefa mais eficiente, o Engenharia 360 compilou algumas dicas:

Dicas para leitura de conteúdo técnico.
Imagem: wocintechchat via Unsplash.

1. Programe seu tempo de leitura

É importante reservar um tempo adequado para a leitura, incluindo tempo para anotações e releitura de pontos importantes. Meia hora pode ser reservada para aproximadamente quinze páginas de leitura, dependendo da tecnicidade do texto – dado que a velocidade média de leitura de um indivíduo é de 250 palavras por minuto ou sobre uma página de texto na maioria dos livros técnicos.

2. Programe o tempo de anotação

A anotação é incrivelmente importante para a compreensão de textos técnicos. Apenas escrevendo os conceitos, você está lendo e também está testando sua própria compreensão do que foi lido. Não é só correr o olho na página.

3. Se você tiver escolha, opte pela cópia física

Não queremos parecer oldschool aqui, mas a questão é que seu cérebro de papel e cérebro de e-book não são os mesmos, digamos assim. Mas vamos lá, a gente explica:

Quando lemos em uma tela, tendemos a mudar para um estilo de leitura “não-linear”, onde percorremos um texto e procuramos principalmente ler palavras-chave. Embora possa ser importante ser seletivo sobre o que lemos, a tal “leitura dinâmica” e menos focada não deve ser o modo padrão.

Leitura técnica.
Imagem: wocintechchat via Unsplash.

4. Crie um ambiente silencioso e livre de distrações

Ler textos com linguagem muito técnica pode ser uma tarefa cansativa. Felizmente, existem muitas pequenas coisas que você pode fazer para aumentar a concentração. Isso inclui beber bastante água, respirar profundamente e se livrar das distrações.

Quer ajuda com isso? Leia aqui: aprenda a manter o foco.

5. Comece com um apanhado geral do texto

Ler livros técnicos não é como ler ficção, não há necessidade de se preocupar com spoilers. O importante é obter uma forte compreensão contextual do que você está prestes a ler. Recomendamos que você dê uma olhada geral em todo o texto antes de lê-lo de fato e preste atenção especial a qualquer coisa destacada.

Pode ser útil ler a introdução e a conclusão do texto no início. Dessa forma, você terá uma estrutura para onde o texto está indo e sua leitura estará preenchendo os pontos.

6. Leia seletivamente se precisar

Os livros técnicos podem ser tão abarrotados de informações e conceitos que pode ser contra-intuitivo ler todas as seções, se você não precisar. O sumário está aí para isso.

Recomendamos que você faça algumas anotações antes de começar a ler para delinear o objetivo que você pretende alcançar ao ler seus livros técnicos. Por exemplo, se o texto é amplamente inteligência artificial e seu foco está no aprendizado de máquina, use o índice do livro para se concentrar no seu objetivo de compreensão e leia mais rapidamente.

7. Tente não subvocalizar palavras

Um hábito que muitos de nós adquirimos durante a leitura, útil para nossas habilidades de pronúncia, mas prejudicial para a velocidade de leitura, é a subvocalização. Subvocalização é quando pronunciamos silenciosamente cada palavra em nossas mentes e através dos movimentos da boca enquanto lemos.

Treinar nossas mentes para não fazer isso é uma ótima maneira de aprender a ler mais rapidamente, pois a subvocalização afasta nosso foco da compreensão dos principais pontos do autor em um texto. Isso pode ser especialmente o caso em livros técnicos, pois subconscientemente lembramos como pronunciar palavras complexas.

8. Escreva um resumo quando terminar

Embora isso faça parte da anotação (ponto 2), é muito válido enfatizar esse ponto: sua tarefa não termina quando você termina de ler. Recomendamos revisar suas anotações iniciais e comparar o que você adquiriu do texto com seus objetivos originais.

Você adquiriu o conhecimento ou informação que estava procurando? Terminar seu livro ou texto técnico deixou você com novas perguntas?

Ao passar alguns minutos fazendo anotações quando terminar de ler, você se ajudará na compreensão do texto e também terá uma melhor recuperação da memória. Se você é um aprendiz visual, desenhar um mapa mental ou alguns gráficos pode ser uma alternativa.

livro em ipad
Imagem: dhru via Unsplash.

9. Pratique a leitura programada

Como quase qualquer habilidade na vida, a leitura rápida e efetiva requer prática. Ler livros técnicos mais rapidamente é uma habilidade que pode ser adquirida ao longo do tempo com a prática consciente. Ao levar em consideração todos os pontos acima, também é útil usar um cronômetro para registrar o seu rendimento ou criar uma blacklist no seu celular utilizando aplicativos de produtividade.

Manter um registro de como a velocidade de sua leitura muda ao longo do tempo é uma ótima maneira de incentivar ou mesmo gamificar a leitura. Obviamente, tudo isso deve ser equilibrado com compreensão. Se você estiver lendo grandes quantidades de texto sem compreender nada, obviamente é hora de diminuir a velocidade.

mãos de mulher lendo livro
Imagem: wocintechchat via Unsplash.

10. Leia

É hora de colocar em prática o seu objetivo. Com isso, a gente aproveita a oportunidade para elencar algumas dicas de leitura técnica: 6 livros gratuitos na internet para aprender Machine Learning.

Fonte: Interesting Engineering.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários