A Worldcon, ou Convenção Mundial de Ficção Científica, é um evento anual que reúne profissionais da ficção científica de todo o mundo, além de entusiastas de fantasia, horror e outros gêneros relacionados. Durante a data, são realizadas muitas atividades, como painéis de discussão, palestras, sessões de autógrafos, exibições de arte, e mais. E, neste ano, é o Museu da Ficção Científica em Chengdu, projetado por Zaha Hadid Architects, que sediará a 81ª edição do evento. Confira mais detalhes desta obra de Engenharia e Arquitetura no texto a seguir, do Engenharia 360!
Veja Também: 10 filmes de ficção científica que anteciparam as inovações tecnológicas de hoje
Principais características da obra do Museu de Ficção Científica em Chengdu
O incrível Museu da Ficção Científica projetado pelo renomado escritório de arquitetura Zaha Hadid Architects está localizado no Lago Jingrong, dentro da Nova Cidade de Ciências e Inovação do Distrito Pidu de Chengdu. São 59 mil metros quadrados de área, contando com espaços de exposições, teatros, salas para conferências e eventos, e espaços auxiliares.
Exterior
A volumetria do edifício encanta por apresentar um design fluido, que parece, olhando de cima, flutuar sobre a superfície do lado ao redor. Chama atenção sua fachada metálica cintilante em forma de estrela assimétrica de sete pontas. É mesmo supreendente a integração escultural com a paisagem ao redor! De repente, as pessoas podem se ver admirando a vista por amplas janelas.
As formas geométricas assimétricas e a integração escultural do edifício ao longo do lago contribuem para essa estética futurista.
Foram necessários apenas 12 meses para a conclusão desse edifício futurista; uma conquista notável de engenharia e gestão de tempo. Isso só foi possível graças ao uso de tecnologias inovadoras, incluindo análise de modelagem digital. O museu ainda incorpora sistema de ventilação natural híbrida, de energia fotovoltaica em sua cobertura e de coleta de água da chuva pelo lago adjacente - que é filtrada e reutilizada no edifício.
LEIA MAIS
Veja Também: Conhecendo Júlio Verne, o pai da ficção científica moderna que inspirou engenheiros e inventores
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Interior
Do lado de dentro, a beleza do Museu da Ficção Científica também é majestosa. O Zaha Hadid Architects teve muita preocupação em oferecer uma experiência única e imersiva para os visitantes. Começando por um átrio gigantesco, lindamente bem iluminado pelo céu. Os pedestres podem seguir por um "Túnel do Tempo" psicodélico, seguindo por rotas especiais que facilitam a conectividade entre os espaços desde o coração do edifício, passando por internas e externas em vários níveis até o mundo exterior.
Veja Também: Zaha Hadid: papel da mulher na construção civil através do perfil de quem realmente fez história
Tecnologias utilizadas por Zaha Hadid Architects no projeto do Museu
O Museu da Ficção Científica de Chengdu foi encomendado em 2022. O objetivo específico era sediar a Convenção Mundial de Ficção Científica de 2023, por isso a pressa em sua construção. O desafio foi, sem dúvidas, monumental! A saber, normalmente uma obra desse porte levaria pelo menos cinco anos para ficar pronta.
A equipe de Engenharia e Arquitetura da empresa optou por fazer uso de um software de modelagem poligonal avançado, que permitiu que várias decisões pudessem ser tomadas em tempo recorde. Esse modelo de trabalho também influenciou no projeto da geometria do edifício, garantindo otimização ambiental e uma integração visualmente deslumbrante ao local. O resultado foi um monumento à ficção científica na China!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Museu da Ficção Científica em Chengdu é um exemplo impressionante de como tecnologias inovadoras podem transformar conceitos em realidade, mesmo sob os prazos mais desafiadores.