Engenharia 360

Você sabe como é feita a reciclagem de pilhas e baterias?

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 03/11/2013 | Atualizado em 20/09/2023 3 min
Imagem de Freepik

Você sabe como é feita a reciclagem de pilhas e baterias?

por Larissa Fereguetti | 03/11/2013 | Atualizado em 20/09/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Nota: Você já pensou no problema da reciclagem de pilhas e baterias? Bem, antes de entrarmos nesse assunto, resolvemos trazer a notícia de que a ABB - especialista em tecnologias de energia e automação - está fornecendo em 2023 sistemas elétricos para a maior planta de reciclagem de baterias do mundo, em parceria com a Northvolt, para lidar com a crescente demanda de veículos elétricos. A planta processará até 125 mil toneladas de baterias usadas anualmente e busca reduzir sua pegada de carbono para 10 kg de CO₂ por kWh até 2030.

A saber, a reciclagem de baterias é fundamental devido ao aumento na demanda por minerais essenciais, como lítio, níquel, cobalto e manganês, impulsionado pelo crescimento das vendas de veículos elétricos. E, nesse cenário, a colaboração estratégica visa reduzir a dependência de matérias-primas finitas e contribuir para a redução das emissões de carbono, promovendo baterias mais verdes e sustentáveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Você sabe como é feita a reciclagem de pilhas e baterias? Quando você cansa de apertar o controle remoto para trocar de canal e resolve trocar as pilhas, o que você faz com as usadas? Muitos jogam no lixo, causando um grande dano ao meio ambiente. Também existem os pontos de coleta para reciclagem,, mas esses são raros e, na maioria das vezes, não resta opção e o jeito é descartar no lixo comum.

reciclagem de pilhas e baterias
Imagem de Freepik

Impacto Ambiental das Pilhas e Baterias

Baterias e pilhas contêm elementos pesados, como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, que podem intoxicar o solo, os rios, os vegetais, os animais e os seres humanos. A pior parte é que o ser humano não metaboliza esses elementos, que podem causar danos ao sistema nervoso e até câncer.

Infelizmente, a reciclagem de pilhas e baterias não é muito comum. Isso se deve ao alto custo do processo. Por exemplo, uma tonelada custa R$990,00, enquanto reciclar uma tonelada de papel custa R$420,00. Quando recicladas, pilhas e baterias viram pigmentos que originam a cor dos fogos de artifício, pisos de cerâmica, vidros e tintas.

reciclagem de pilhas e baterias
Imagem de macrovector em Freepik

Veja Também: Circuitos elétricos: o que são e para que servem?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Processo de Reciclagem de Pilhas e Baterias

O processo de reciclagem passa por alguns passos. Primeiro, é retirada a cobertura plástica, lavada para eliminação dos metais. Após a lavagem, o plástico é encaminhado a recicladores especializados nesse material. A parte metálica é triturada em uma máquina até virar um pó com pH neutro, sendo menos agressivo. Esse pó vai para um filtro para ser prensado a seco.

Um teste é realizado para identificar o metal predominante na composição, o que define a cor do produto final. Por exemplo, muito níquel significa verde-escuro, enquanto pouco significa verde-claro. Esse pó passa por um forno de 1300°C, virando um óxido metálico inofensivo vendido para a indústria.

reciclagem de pilhas e baterias

Portanto, quando for descartar uma pilha no lixo, lembre-se que ela pode voltar para você de uma forma prejudicial. Como diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar, sendo melhor procurar um coletor de pilhas e baterias. A reciclagem é essencial para reduzir o impacto ambiental e garantir um futuro mais sustentável.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fonte: Planeta Sustentável.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo