A astronomia começou o mês de dezembro com uma triste notícia. O radiotelescópio gigante do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, se desprendeu e despencou de uma altura de 120 metros.
O equipamento construído na década de 1960 foi utilizado por estudantes e pesquisadores de todo o planeta até o mês de agosto, quando foi desativado. Durante toda sua vida útil, enfrentou furacões, umidade tropical e uma série de terremotos que causaram danos irreversíveis à estrutura.
Após 57 anos de serviços, o telescópio seria demolido de forma controlada por engenheiros, uma vez que não havia possibilidade de reparos seguros. Infelizmente, não deu tempo e a plataforma com mais de 900 toneladas despencou sobre o prato refletor. Uma queda de mais de 120 metros.
Veja o vídeo a seguir:
No momento do colapso, a equipe do Observatório realizava análises sobre a estrutura. As imagens foram feitas por drones que acompanhavam o estudo. Segundo especialistas, o destino do segundo maior radiotelescópio do mundo fora decidido em agosto deste ano, quando Porto Rico enfrentou o furacão Isaías.
Um cabo auxiliar de 3 polegadas (7,62 cm) se soltou de uma das torres e atingiu o disco abaixo dele. O impacto abriu uma fenda de 30 metros dos painéis. Os engenheiros decidiram, então, que a estrutura estava condenada e não havia reparos possíveis.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O radiotelescópio deixou seu legado para a ciência e seus dados continuarão arquivados para que pesquisadores possam usá-los. Petições online pedem sua reconstrução, possibilidade que será analisada pelo Observatório de Porto Rico.
Leia também: Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile
O que achou do vídeo? Deixe nos comentários.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.