O efeito das tensões sobre as paredes de edificações pode provocar reações diversas, como patologias. E, infelizmente, as consequências se tornar mais críticas em aberturas como portas e janelas, comprometendo as estruturas. É aí que entram as vergas e contra vergas na construção civil, atuando como vigas na parte superior e inferior das aberturas, respectivamente. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!
Veja Também: Como Executar a União Precisa da Armadura entre Viga e Pilar na Engenharia Civil?
Como as vergas e contra vergas na construção civil contribuem para reforçar estruturas de edificações?
As vergas e contra vergas na construção civil teriam como função distribuir cargas e tensões das estruturas, evitando aquela "concentração" nos cantos e centros, onde acabam surgindo aquelas rachaduras mais frequentes. Então, a diferença entre essas peças de engenharia é mesmo a posição e direção das forças que absorvem. Resumindo, elas seriam essenciais em obras de alvenaria, absorvendo as tensões em áreas críticas.
Para que essa lógica funcione, tais elementos de vergas e contra vergas na construção civil devem ter um comprimento maior que a abertura, apoiados em ambos os lados, com no mínimo 30 cm de suporte. Quanto às suas dimensões, o ideal é que tenham cerca de 20% do tamanho da abertura e 10% da altura do vão.
Para especificar esses elementos, considere, portanto, questões como comprimento, altura, largura e necessidade de reforço das estruturas de engenharia.
Observação: As vergas e contra vergas na construção civil podem ser fabricadas na obra ou adquiridas pré-moldadas, em aço ou concreto, por exemplo.
LEIA MAIS
Veja Também: Reforço Estrutural com Fibra de Carbono: A Tecnologia Inovadora para Concreto Armado
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que pode acontecer se uma construção não utilizar vergas e contra vergas de maneira adequada?
As tensões que podem agir sobre as edificações são: peso sobre estrutura, ventos, variações de temperatura, angulação do terreno e mais.
Nesse cenário, as vergas e contravergas na construção civil serviriam para garantir a integridade das construções. Sem elas, podem ocorrer problemas de fissuras e outros mais graves de segurança e durabilidade dos sistemas, como a queda das paredes das obras. A saber, no Brasil, a norma NBR 8545 cita recomendações para vergas e contra vergas.
Aprofunde seus conhecimentos sobre a relevância e os métodos de calcular vergas e contravergas na construção civil por meio dos vídeos a seguir:
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Inove sua obra, Facilitando Engenharia.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.