Apesar de já terem sido apontados por outro estudo como insuficientes para atender as metas climáticas, os veículos elétricos podem ser a melhor opção para o transporte rodoviário mais limpo, segundo uma nova pesquisa. Para chegar a essa conclusão, cientistas do Research Associate at the Centre for Sustainable Road Freight fizeram uma análise estocástica do consumo de veículos movidos a hidrogênio e elétricos.
Os veículos analisados foram leves (como carros de passeio) e pesados (como caminhões e ônibus). Para determinar qual a melhor opção, a equipe avaliou as seguintes áreas para o transporte rodoviário:
- Eficiência da via energética do hidrogênio e do veículo elétrico;
- Eficiência energética de gás natural;
- Eficiência energética da rede;
- Intensidade de carbono - com foco na produção e uso de energia enquanto o veículo está em operação;
- Intensidade de CO2 do gás natural e caminhos de energia da rede;
- Restrições financeiras de futuras vias de combustível..
Os resultados da pesquisa mostraram que adotar veículos elétricos à bateria oferecem maior eficiência energética e maior potencial para reduzir os gases do efeito estufa. Os veículos elétricos leves movidos a bateria têm uma eficiência de até 65% quando comparados com os veículos que usam hidrogênio. Já os pesados podem atingir até 67% de redução de emissões.
Porém, um alerta da pesquisa é que, para que todo o potencial desses veículos seja aproveitado, é preciso fazer melhorias na rede para atender a demanda elevada de eletricidade. Também será necessário aumentar a disponibilidade das estações de carregamento. À medida que essa tecnologia melhora, espera-se ter maior redução das emissões de gás carbônico.
Mollu Haugen, integrante da equipe de pesquisa, afirmou que “usar energia renovável para produzir hidrogênio para uso em células a combustível e, consequentemente, desperdiçar cerca de 60% dela para processos de sistema, vai prejudicar a capacidade dos recursos renováveis de auxiliar na descarbonização de outros setores”. Desse modo, quando comparados com os veículos que usam hidrogênio, os elétricos à bateria têm uma vantagem na corrida por um futuro sustentável.
A pesquisa completa foi publicada da revista Applied Energy. Clique aqui para conferir.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fonte: University of Cambridge
Você acha que o uso de veículos elétricos vai se tornar maior nos próximos anos? Comente!
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.