Alguns engenheiros da Southwest Research Institute hackearam o carregamento de um veículo elétrico para simular um ataque malicioso. O procedimento é parte de uma iniciativa de pesquisa de segurança cibernética automotiva.
A equipe fez engenharia reversa dos sinais e circuitos de um carregador J1172, a interface mais comum de carregamento de veículos elétricos na América do Norte. Eles conseguiram interromper o processo usando um dispositivo de falsificação desenvolvido em um laboratório usando hardware e software de baixo custo.
Foram realizadas três manipulações: limitando a taxa de carregamento, bloqueando o carregamento da bateria e também sobrecarregando o sistema. Foi usado um dispositivo desenvolvido pelos pesquisadores para falsificar sinais entre o carregador e o veículo.
Durante a sobrecarga, o sistema de gerenciamento da bateria do veículo detectou um nível de energia muito alto e desconectou automaticamente. Para limitar o carregamento, o dispositivo solicitou a menor carga permitida (a qual é de 6 ampères) para reduzir drasticamente a taxa de carregamento. Para fazer o bloqueio, um sinal de detecção de proximidade parou o processo e mostrou o aviso de que era impossível carregar.
Austin Dodson, do time de engenheiros, afirmou que: “O projeto efetivamente enganou o veículo de teste fazendo-o pensar que estava totalmente carregado e também impediu que ele carregasse totalmente. Este tipo de ataque malicioso pode causar mais interrupções em grande escala.”
“Esta foi uma iniciativa projetada para identificar ameaças em potencial no hardware de carregamento comum enquanto nos preparamos para a adoção generalizada de veículos elétricos na próxima década”, afirmou Dodson.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Atualmente, eles estão avaliando testes para outros carregadores e dispositivos para frota de scooters elétricos. Victor Murray, engenheiro do Southwest Research Institute, afirmou que a descoberta de vulnerabilidades no processo de carregamento mostra oportunidades para padrões de teste para veículos elétricos e infraestrutura de carregamento.
Qual sua opinião sobre a iniciativa? Comente!
Veja Também: É possível tornar os carros autônomos mais seguros?
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: TechXplore
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.