Muitos estudantes que estão prestes a terminar ou já terminaram a graduação se questionam quais rumos seguir na carreira profissional/acadêmica. Uns optam em realizar uma pós-graduação logo após terminar os estudos na universidade. Outros preferem atuar no mercado de trabalho para adquirir experiência e depois se especializar em algo.
E existem ainda aqueles que procuram estender os estudos na área acadêmica e também adquirir conhecimentos para aplicar no mercado de trabalho. Essa modalidade que vem chamando a atenção de muitos acadêmicos se chama Mestrado Profissional.
Mestrado Profissional
Segundo a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), o Mestrado Profissional é para aqueles que querem continuar os estudos, mas não desejam necessariamente dar aula no ensino superior ou ficar restrito a um laboratório.
Nessa modalidade, o curso prepara mestres para atuar em diferentes áreas e não somente em contexto acadêmico. Ele é diferente do mestrado “tradicional”, mesmo tendo estrutura de tempo semelhante ao tradicional, metodologia de pesquisa e avaliação.
A abordagem utilizada vai além do âmbito acadêmico e inclui estudos, técnicas e conceitos que podem ser inseridas no mercado de trabalho. Desta forma, ao concluir o mestrado acadêmico, o profissional pode tanto se dedicar à docência quanto se capacitar profissionalmente para atuar em empresas públicas ou privadas.
Nesse sentido, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) está com o processo seletivo para ingresso no programa de mestrado profissional em engenharia de produção, com inscrições abertas até o dia 16 de outubro de 2020.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A proposta do curso é a de produzir conhecimento voltado à competitividade organizacional em suas diversas disciplinas, especialmente nos campos de múltiplos processos formativos e suas inter-relações com a formação profissional, práticas educativas, de gestão e inovação.
Aqueles que estiverem interessados em realizar a inscrição devem enviar pelo site da Unesp a ficha e o requerimento de inscrição preenchidos, cópias da cédula de identidade e do CPF, do certificado de reservista para os candidatos masculinos, do título de eleitor, do diploma ou certificado de conclusão e histórico escolar da graduação, uma foto 3x4 recente, currículo e plano de pesquisa.
O processo seletivo será por provas de inglês e de conhecimentos básicos em engenharia de produção e estatística e também entrevista. A prova de conhecimentos básicos abordará os seguintes tópicos: Administração da Produção/Operações, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, Estratégia e Estatística Descritiva.
As aulas serão realizadas no Instituto de Física Teórica, em São Paulo, no campus de Guaratinguetá. O resultado do processo seletivo estará disponível dia 23 de novembro e as aulas começarão em março de 2021.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também:
- 3 diferenças entre um mestrado na Espanha e um mestrado no Brasil
- Terminei a faculdade, e agora?
- Engenharia Civil: Me formei, e agora?
E você? Já sabe qual caminho profissional/acadêmico deseja seguir? Se interessou pelo Mestrado Profssional? Conta pra gente!
Comentários
Kaíque Moura
Engenheiro de Produção; formado pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA); Pós-Graduando em Empreendedorismo e Inovação (IFPI); MBA em Management (iCEV); Técnico em Metrologia (IFRJ); Técnico em Serviços Jurídicos (IFPI) e Técnico em Mecânica (IFPI); profissional qualificado nas áreas de Gestão, Manutenção, Metrologia e Produção.