Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Uma cidade exclusiva para testes de carros automatizados

por Colaboradores BDE | 06/08/2015
Copiado!

Um dos maiores obstáculos para o avanço das tecnologias dos carros automatizados é não haver um lugar apropriado para fazer testes práticos. Como saber quais as falhas possíveis desses veículos no trânsito? Pensando nisso, a Universidade de Michigan buscou a resposta em um projeto inovador: a criação de uma cidade exclusiva para testar as máquinas automatizadas.
É isso mesmo! A mini-cidade, chamada Mcity, tem 32 acres de ruas, estradas, rotatórias feitas com asfalto, concreto, terra, cascalho, entre outros materiais, além de toda a sinalização como semáforos, faixas de pedestres e placas. Toda essa produção é para por em prática a ideia dos pesquisadores de avaliar os carros em variadas condições de terreno, visibilidade e tráfego.
Lá também pode ocorrer situações inesperadas, que geralmente acontecem num trânsito comum, tudo para ajudar a analisar se as reações do sistema estão dentro do padrão esperado.
automatizado-blog-da-engenharia
A interação, difícil de verificar em ambiente comuns, também é testada. O sistema conecta múltiplos veículos, de maneira que estejam interligados, em vez de testarem cada sistema de forma isolada.
Na pequena cidade os carros dirigem sozinhos, assim como as bicicletas que têm um percurso pré-programado. E como o trânsito não é feito somente por meios de transporte, existem os pedestres, feitos de papelão que atravessam a rua de forma aleatória. São essas situações ajudam a identificar falhas de programação, que podem ser corrigidas entre um teste e outro.
Ryan Eustice, professor da Universidade, diz que o realismo da cidade com o trânsito tradicional, leva a bons resultados. “Toda a vez que o veículo sai de uma curva, ele pode dar de cara com algo incomum. Isso vai nos dar uma oportunidade de tornar esses veículos maduros, robustos e seguros”, aponta.
automatizados3-blog-da-engenharia

Copiado!

Comentários