Apostando em um design inovador, a americana Ford lançou um novo modelo de airbag para os joelhos na versão mais recente de um de seus carros, o Mustang.
Com um tamanho e peso menor, o dispositivo de segurança é composto ao porta-luvas. O sistema é integrado entre as superfícies interior e exterior do compartimento e fabricado num plástico moldado que possibilita uma dimensão mais compacta.
O airbag possui 46cm de comprimento e 28cm de largura, e um peso inferior em 65% aos dispositivos utilizados pelos concorrentes, a empresa garante o nível de proteção habitual. No caso de uma colisão, a bolsa é cheia em apenas 20 milissegundos por um pequeno gerador de ar, empurrando a parte exterior da tampa para fora e proporcionando a proteção necessária para as pernas. Além do aproveitamento de espaço no interior do veículo, a redução de peso melhora a eficiência do combustível.
Segundo o responsável pelos sistemas de retenção da automobilística, será uma nova maneira de pensar em airbags. “Com este projeto fomos capazes de combinar as funções de duas partes distintas em uma única parte para economizar espaço, peso e componentes, movendo o painel de instrumentos mais para frente, e assegurando que havia mais espaço para o ocupante do lugar dianteiro”.
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.