Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Turbina portátil utiliza água corrente para gerar eletricidade

por Clara Ribeiro | 29/09/2016
Copiado!

Você é daqueles que adora acampar ou fazer viagens repletas de aventuras em meio à natureza? Com certeza você aproveitaria a utilidade do Estream, um gerador de energia hidrelétrica portátil.

Ele é pequeno, portanto, fácil de transportar e também de manusear. Por isso você não terá maiores problemas em colocá-lo dentro da água para garantir umas horas a mais de GPS ou de bateria do celular. É o dispositivo perfeito para momentos em que é impossível ficar desconectado.
turbina-portátil-blog-da-engenharia
O Estream foi criado pela empresa sul-coreana Enomad, que pensou em conferir uma vantagem a ele em cima dos outros geradores de mão: funcionar a partir de água corrente. Essa turbina é a primeira que utiliza de um recurso que não tem pausas, diferente daqueles que precisam da energia solar ou da intensidade dos ventos. Independente das condições do clima, ele poderá ser útil.
Além de funcionar como carregador de equipamentos, ele ajuda a iluminar, transformando-se em lanterna. Segundo os inventores do equipamento, ele tem a capacidade de gerar até 5W de energia, mesmo ao ser inserido em um local com baixa corrente de água. Outra boa notícia é que ele também pode ser acoplado na traseira de um caiaque ou outro barco, por exemplo.

turbina-portátil-partes-blog-da-engenharia

A pequena turbina portátil tem apenas 24 centímetros de comprimento, seis centímetros de diâmetro e pesa 800 gramas. A bateria utilizada no mecanismo é de 6400 mAh,  e pode ser recarregada totalmente em 4 horas.

Ele ainda conta com uma saída USB padrão, dando a oportunidade para você carregar o dispositivo que você quiser. Além disso, também possui uma lâmpada de LED, que oferece quatro modos de iluminação.

turbina-portátil-hidroelétrica-blog-da-engenharia

Os sul-coreanos não são estreantes em criações como o Estream. Eles já são conhecidos por idealizarem uma pequena usina instalada em um dos córregos mais famosos da capital Seul. Denominada Cheonggyecheon, o sistema comportou três mini-turbinas hidrelétricas.

Ainda não há data para o lançamento do produto em larga escala. Na realidade, os criadores estão em busca de financiamento coletivo para dar continuidade a esse objetivo. Veja abaixo um vídeo que explicar melhor sobre o funcionamento da turbina portátil:
https://www.youtube.com/watch?v=Of_xqYrVLNw
Fonte: Ciclo Vivo | Fotos e Vídeo: Divulgação

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários