É verdade que as soluções para fontes de energia sustentáveis estão se tornando mais comuns a cada ano. É nessa esteira que chega a nova startup dinamarquesa KiteX traz uma turbina eólica portátil que pesa 10 quilos e leva mais ou menos 15 minutos para ser montada.
Sua estrutura é de hastes dobráveis de fibra de vidro. Ao mesmo tempo que podem ser carregadas no carro, desmontadas, as peças também formam um suporte ancorado ao chão, por meio de correias de tensão. Sendo assim, é possível suspender a turbina.
Batizada de Wind Catcher, a estrutura e a turbina são projetadas para gerar pouco ruído. Contudo, não são tão silenciosas quanto painéis solares. O fato é que esses dois meios podem funcionar bem juntos.
A turbina na versão 200W, por exemplo, funcionaria bem com painéis solares, pois é ideal para lugares onde há pouco vento. Também existe a versão de 600W. Esta já permite o uso de dispositivos eletrônicos em geral.
Turbina pode ser solução para nômades digitais
Algumas das características da Turbina da KiteX são bem atraentes àqueles que querem uma vida nômade. E por isso, a Wind Catcher é leve, portátil e funciona dia e noite, a princípio em qualquer lugar onde haja as condições mínimas para sua instalação.
Além disso, a turbina eólica funciona de maneira sustentável. Afinal, é uma fonte limpa de energia renovável. Outra vantagem é que ela é compatível com geradores de energia, como os das marcas Jackery, Goal Zero e Bluetti.
A importância dessas soluções emergentes é óbvia. Além disso, é certo que essa tendência continuará a abrir espaço. Um fato que mostra isso é a crescente população que está deixando as cidades.
Hoje, sabemos que o êxodo urbano, como é chamado, é uma tendência mundial. Portanto, é como um pano de fundo para uma iniciativa como a da KiteX, que desperta cada vez mais interesse em pessoas ao redor do mundo.
Então, o que achou desta nova tecnologia? Deixe as suas impressões nos comentários!
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.