A empresa Autodesk realizou, entre os dias 13 e 15 de novembro de 2023, mais uma edição de destaque da Autodesk University, um evento de renome mundial que reúne usuários, parceiros e funcionários. As atividades presenciais da AU23 foram realizadas em Las Vegas, enquanto nós, da equipe do Engenharia 360, acompanhamos suas sessões virtuais. Nestes encontros online, foram discutidos tópicos variados, que incluíram Inteligência Artificial, sustentabilidade, modelagem 3D e muito mais. Confira nossas impressões no sobre a Autodesk University 2023 a seguir!
Veja Também: Dicas para Extrair o Melhor das Oportunidades Acadêmicas
DIA 1 - Autodesk University 2023
Uma das sessões da AU23 foi "Simplifique o design sustentável com o Autodesk Forma", que destacou a importância de projetarmos reduzindo a pegada de carbono na Engenharia. O mapa a seguir apresentado mostra como está o clima hoje, com recordes de temperatura no planeta.
Na Autodesk University, Caoimhe Loftus e Simon Irgens comentaram que a construção é responsável por 39% de emissões de gases de efeito estufa. E destacaram as metas para mudar a indústria da construção. Então, isso seria possível com os novos recursos de análises de projetos.
Caoimhe Loftus e Simon Irgens ainda destacaram algumas iniciativas em prática hoje que incentivam a transformação da indústria global, como de Engenharia. Veja três exemplos na imagem a seguir:
Veja Também: Como criar modelos seguindo as tendências em Engenharia e Arquitetura paramétrica?
LEIA MAIS
Simon Irgens demonstrou na sua sessão na @autodesku um resumo do passo a passo desse novo cenário de transformação do design. Se gostou, deixa o like! pic.twitter.com/gFul9qFw6a
— Engenharia 360 (@Engenharia360) November 13, 2023
Na sessão da Autodesk University com Jaron Lubin, foi apresentado uma recriação do famoso modelo Habitat 67, de apt de Montreal, com estrutura modular, utilizando o software Unreal Engine. Destaque para o avanço da visualização de projetos em 3D e da tecnologia de renderização
O projeto Habitat 67 citado por Jaron Lubin na Autodesk University é admirado por sua visão futurista, integrando a ideia de comunidade e natureza em um ambiente urbano, símbolo de inovação em design.
Veja Também: Como as novas tecnologias devem mudar o design de produtos?
É surpreendente o resultado 3D apresentado por Carlos Cristerna, da Epic Games, na Autodesk University. O nível de detalhamento que permite que possamos não só estudar o modelo de arquitetura, mas sentir como se estivéssemos nele, revivendo os seus detalhes mais incríveis de engenharia.
Que doido pensar na fase contemporânea de geração de 3D que estamos, que traz essa possibilidade de criação de vistas em softwares como Unreal Engine, num outro nível de sofisticação de efeitos visuais, e o potencial disso para a educação dos profissionais da indústria.
Liang Song, em sua sessão na Autodesk University, descascou todas as etapas do ciclo de vida dos projetos. Veja na imagem a seguir:
A proposta apresentada na Autodesk University é de maximizar o seu projeto em Autodesk Construction Cloud, com foco na geração de tabelas de dados divididos para atingir os indicadores-chave de desempenho dos clientes.
A oferta é de uma ferramenta de gerenciamento Autodesk, com sistemas de pontuação de saúde do projeto, para comparação com as métricas personalizadas. Resumindo, transforma-se dados brutos em insights, tornando decisões de negócios mais ágeis.
Liang Gong mostrou na Autodesk University exemplo de como, com a inteligência da Autodesk Construction Cloud, você pode administrar um mapa personalizado do projeto, com mensuração de dados, scores de resultados e etc. É mais fácil entender o passo a passo para o sucesso do empreendimento!
Os desafios da criação de Engenharia Contemporânea. (apresentação @autodesku). pic.twitter.com/FdENjDVK7f
— Engenharia 360 (@Engenharia360) November 14, 2023
A Autodesk University destacou como passamos anos teorizando sobre trabalhar ao lado de IAs e robôs e que agora isso é real, e exigido, e necessário. E ainda temos ao nosso dispor programas que podem fazer essa ponte entre nossas ações e as novas tecnologias, como as soluções Autodesk.
A Autodesk University lança um desafio "change how you work to take advantage of new tecnology" ou "mude a forma como você trabalha para aproveitar as vantagens da nova tecnologia"!
Vivemos uma nova era, com novas necessidades que, por consequência, geram novos modelos de negócios. Por isso, aceleramos o desenvolvimento de tecnologias. E a Autodesk reafirmou, na Autodesk University, seu compromisso de nos ajudar a transformar essas mudanças em oportunidades.
Projetar a partir de agora será algo mais intuitivo. Poderemos treinar dados. Testar mais os modelos antes que sejam construídos. E a forma finalmente será a consequência da resposta de necessidades. E todos os envolvidos na obra avaliarão a saúde do design em tempo real.
Eis o futuro... A Autodesk University pede que possamos abrir nossas mentes para o que está por vir e que podemos ficar surpresos com o que a IA deve fazer por nós no futuro.
DIA 2 - Autodesk University 2023
Steve Blum, na Autodesk University, perguntou onde estamos e para onde vamos. Ele lembrou que mudanças são inevitáveis, sobretudo diante de situações difíceis. O que muda é a nossa resposta a elas. Resiliência é a resposta. E, em nós mesmos, mudanças geram mudanças. Sonhe alto, é sua mensagem!
Quem diria Ryan Reynols, além de ator, é produtor, roteirista e empresário. Ele marcou presença na sessão geral 2 da Autodesk University, compartilhando sua visão de mercado.
A dica de Ryan Reynols é não nos limitarmos (por exemplo, ele quer ser muito mais que ator, mas um agente de mudança). Fazer parte de equipes, se abrir. Explorar as tecnologias (IA, análise de dados…), vendo elas como aliadas na busca por respostas às nossas dificuldades.
Por fim, Ryan Reynols na Autodesk University respondeu como ele vai atrás de bons investimentos, de onde vem suas inspirações de empreendedor. Ele disse que é naqueles ao redor, sobretudo ativos no mercado, suas emoções, necessidades, como sobrevivem, como fazem a diferença, etc.
Corina Marinescu citou na AU23 que estamos em um momento delicado, em que as engenharias precisam olhar mais para a emergência climática. Pelas ilustrações que ela apresentou, podemos entender o triste cenário presente e o terrível cenário futuro que nos aguarda.
Marinescu citou ainda na AU23 a frase "Em muitos aspectos, a crise ambiental é uma crise de design, é uma consequência de como as coisas são feitas, os edifícios são construídos e as paisagens são utilizadas.", dito pelo designer Var der Ryn & Cowan, em 1996.
E olha o caminho que Marinescu aponta na Autodesk University como um possível destino para a humanidade: economia linear, economia de reciclagem e economia circular.
Gareth Sewell comentou na sessão "BIM para edifícios históricos" sobre os desafios nos projetos de restauração. Mais do que "juntar os cacos", pensando ainda nas questões climáticas, economia de energia, etc., se valendo das novas tecnologias como parte do futuro digital.
A linha de produtos Autodesk University poderia auxiliar os projetistas na análise (tão complexa) dos dados desses projetos de restauro de edifícios, avaliando, sob vários pontos de vista, o desempenho das propostas.
O engenheiro mecânico Jason Lichtman abordou, na sua sessão da AU23 sobre o tema "Generative Design", explicou que se trata de um modelo de design que explora as tecnologias, gerando, por exemplo, múltiplas soluções para CAD, com base em dados de desempenho do mundo real.
Seu discurso foi voltado ao software Fusion 360 da Autodesk. E uma primeira dica que ele deu para gerar estruturas otimizadas é criar uma hierarquia de montagem para estrutura de pastas dentro do programa.
Veja a lógica apresentada para essa edição de projetos dentro do Fusion 360 na Autodesk University:
Queremos destacar a frase colocada por Andy Smith na Autodesk University, "Temos nossas próprias torneiras. A disponibilidade de água potável pura reduziu nossos problemas.". A importância da criação de soluções de engenharia que garantam o acesso à água potável para as gerações futuras.
Jim Lynch nos lembrou na Autodesk University que se podemos imaginar, podemos muito bem projetar (É como brincar!). E nos lembra da importância do trabalho em equipe, em tomar boas decisões, com todos falando a mesma língua (softwares) e usando as tecnologias para tomar decisões acertadas.
"A construção já é desafiadora, mas, com a tecnologia certa, podemos tornar a vida de nossas equipes menos estressante e capacitá-las a executar com confiança." - é o que citou Jim Lynch na Autodesk University.
DIA 3 - Autodesk University 2023
Sobre o último dia de AU23, queremos começar destacando o projeto de hot rod apresentado pela designer Anne Pauley. Ela demonstrou o veículo Iron Maven – construído pela Girl Gang Garage e apresentado na SEMA e no MotorTrend.
O que Anne Pauley destacou na Autodesk University é modelo de fluxo de trabalho de digitalização 3D para modelagem paramétrica para componentes mecânicos, possível através das ferramentas Autodesk Fusion 360.
Olha que legal o que Pauley destacou em sua sessão: o trabalho de personalização desse carro contou com a digitalização de peças antigas, cujos dados foram passados para o software de modelagem para que pudessem ser impressos em 3D. Pensa na agilidade desse processo!
Para completar, queremos falar das soluções Autodesk em ArcGIS. Sabe o que significa essa sigla? Trata-se de uma família de software, uma solução de análise e mapeamento baseada em nuvem, que pode otimizar inclusive a Engenharia Civil.
A ilustração apresentada por Ramesh Sridharan na AU23, mostra essa transição na indústria. Primeiro pelo Infraworks, depois Map 3D (obtendo dados de fluxo), em seguida Nuvem (onde há agregação visual do projeto, poderia ser em Revit ou NavVis, qualquer coisa com Audodesk Cloud).
Já aqui o esquema apresentado por Michael Davidson na Autodesk University demonstra as muitas formas pelas quais a modelagem de superfície pode ser realizada. E o que a Autodesk deseja promover é a colaboração em equipes, incluindo através do sistema ArcGIS.
Veja Também: