Engenharia 360

China lança trem urbano movido a hidrogênio mais rápido do mundo; Conheça

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/02/2023 | Atualizado em 26/03/2023 4 min
Imagem reproduzida de CRRC – Divulgação via Olhar Digital

China lança trem urbano movido a hidrogênio mais rápido do mundo; Conheça

por Redação 360 | 09/02/2023 | Atualizado em 26/03/2023
Imagem reproduzida de CRRC – Divulgação via Olhar Digital
Engenharia 360

A engenharia não pode mais ser conduzida sem considerar a urgência da necessidade de se pensar em novas tecnologias para amenizar os impactos contra o meio ambiente. E tem mais, sabemos que alguns recursos são limitados, como os combustíveis fósseis, ao qual ainda somos muito dependentes. Então, há a necessidade da investigação contínua do potencial de uso do hidrogênio, por exemplo, sem contar energia nuclear, biocombustíveis, etc.

Aliás, a China anunciou, recentemente, o lançamento de um trem movido a hidrogênio mais rápido do mundo. Agora, por que esta notícia é importante para a engenharia? Descubra no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

hidrogênio
Imagem reproduzida de macrovector em freepik

Por que a engenharia aposta no combustível de hidrogênio?

A engenharia está interessada no hidrogênio como combustível do futuro por vários motivos:

  • Fonte de energia limpa: O hidrogênio é considerado uma fonte de energia limpa porque, quando é queimado, sua única emissão é vapor d'água. Isso significa não haver emissões de gases de efeito estufa ou outros poluentes, tornando-o uma opção atraente para reduzir a pegada de carbono e combater as mudanças climáticas.
  • Abundância: O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo e pode ser produzido a partir de fontes renováveis ​​de energia, como a eólica e solar, ou a partir de fontes fósseis com tecnologias de captura de carbono.
  • Armazenamento de energia: O hidrogênio pode ser usado como uma forma de armazenar energia elétrica, especialmente para suprir demandas intermitentes de fontes renováveis.
  • Versatilidade: Além de ser usado como combustível para gerar energia, o hidrogênio também pode ser utilizado como matéria-prima para a produção de fertilizantes, produtos químicos e até mesmo combustíveis sintéticos.

Em resumo, a combinação de sua limpeza, abundância e versatilidade tornam o hidrogênio uma opção atraente como combustível do futuro. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como aumentar a eficiência da produção e reduzir os custos, antes que possa ser amplamente adotado como uma alternativa viável aos combustíveis fósseis.

O interesse da China

A China está apostando alto no hidrogênio. Sua intenção é produzir, até 2025, 200 mil toneladas de hidrogênio usando energia renovável. Além disso, ter pelo menos 50 mil veículos nas ruas até lá rodando com combustível verde, com a intenção de controlar o risco de escassez de lítio - que, como bem sabemos, é essencial para o mercado de veículos elétricos. E isso, já olhando para o cenário atual, parece bem possível de realizar. Por exemplo, hoje, o país tem um terço de quase todas as estações de abastecimento de hidrogênio do mundo - cerca de mil.

Como é possível obter combustível de hidrogênio?

O hidrogênio pode ser produzido a partir de fontes renováveis, como eólica e solar, através da eletrólise da água. Também pode ser produzido a partir de fontes fósseis, como gás natural e petróleo, mas geralmente resulta em emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o elemento pode ser recuperado de fontes residuais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A produção a partir de fontes renováveis é considerada a opção mais sustentável, mas a produção a partir de fontes fósseis ainda é amplamente utilizada devido à disponibilidade e ao custo baixo. No entanto, a produção de fontes fósseis pode ser feita com tecnologias de captura de carbono para minimizar as emissões de gases de efeito estufa.

hidrogênio
Imagem reproduzida de rawpixel.com em freepik

Quais são as possíveis aplicações de combustível de hidrogênio?

Existem várias aplicações potenciais de combustíveis de hidrogênio nas engenharias, incluindo:

  • Veículos: O hidrogênio pode ser usado como combustível para veículos, tanto para veículos a combustão interna quanto para veículos elétricos. O hidrogênio pode ser usado para alimentar células de combustível, que produzem eletricidade para alimentar o motor elétrico.
  • Geração de energia: O hidrogênio pode ser queimado em uma centrífuga de combustível ou em uma célula de combustível para gerar eletricidade. Isso pode ser usado em aplicações residenciais, comerciais ou industriais.
  • Armazenamento de energia: O hidrogênio pode ser usado como uma forma de armazenar energia elétrica, especialmente para suprir demandas intermitentes de fontes renováveis.
  • Navios e aviões: O hidrogênio pode ser usado como combustível para navios e aviões, especialmente para aplicações de longa distância, onde a capacidade de armazenamento de energia é crucial.
  • Indústrias químicas: O hidrogênio pode ser usado como matéria-prima para a produção de fertilizantes, produtos químicos e até mesmo combustíveis sintéticos.

Estas são apenas algumas das possíveis aplicações de combustíveis de hidrogênio nas engenharias. Como a tecnologia continua evoluindo, é provável que novos usos sejam descobertos no futuro.

Como é a engenharia do novo trem chinês?

Enfim, a China lança, através do maior fabricante de veículos ferroviários do planeta, o primeiro trem de passageiros do país que funciona usando células de combustível de hidrogênio. Tal projeto foi conduzido pela estatal CRRC, em parceria com a Chengdu Rail Transit. São quatro vagões com design inspirado no famoso trem-bala. O modelo conseguiria atingir até 160 km/h, percorrendo até 600 km com o "tanque cheio", com menos emissões de dióxido de carbono. Além disso, seria equipado com recursos inteligentes, como para internet 5G.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

trem
Imagem reproduzida de CRRC - Divulgação via Olhar Digital
trem
Imagem reproduzida de CRRC - Divulgação via Olhar Digital

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo