Você sabe o que é traqueia? Trata-se basicamente de um tubo oco localizado na garganta, parte do sistema respiratório, responsável por conduzir o ar da laringe até os brônquios, que levam o ar para os pulmões. Infelizmente, algumas pessoas, ao longo da vida - cerca de 2% da população -, desenvolvem câncer de traqueia. Mas a Engenharia traz esperança para os pacientes com uma traqueia impressa em 3D!
Recentemente, cientistas anunciaram feito notável, o primeiro transplante de traqueia impressa em 3D realizado com sucesso. Esse avanço deve transformar o futuro dos transplantes, abrindo um novo horizonte para a Medicina. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
Uma nova esperança para pacientes com doenças traqueais
Na Coreia do Sul, uma mulher de 50 anos, cuja identidade não foi revelada à imprensa, foi o primeiro ser humano a receber um transplante de traqueia impressa em 3D. Ela sofria de câncer de tireoide. E os médicos usaram, para a criação dessa nova traqueia, células-tronco do próprio corpo da paciente, mais precisamente do seu nariz e cartilagem da orelha.
A saber, a cirurgia aconteceu em março de 2024, no Hospital Mount Sinai. Este é um marco na medicina regenerativa!
Transplante da traqueia impressa em 3D
De acordo com as publicações oficiais, as células coletadas foram misturadas com uma biotinta especial. Com a impressora 3D, foi possível criar uma traqueia personalizada. E o órgão artificial foi implantado em uma cirurgia que levou cerca de 12 horas.
Após seis meses, a cicatrização já deve estar completa e novos vasos sanguíneos devem começar a se formar. O material sintético usado para estabilização dissolverá gradualmente, permitindo a regeneração natural do sistema. A melhor parte é que a paciente não precisará de medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O futuro da Medicina com bioimpressão 3D
Com a colaboração entre cientistas, médicos e engenheiros, temos uma nova perspectiva para a Medicina.
Por meio da bioimpressão 3D, agora será possível tratar muito mais condições clínicas, reduzindo a dependência de doadores para fornecer as "peças de reposição". É possível não só criar órgãos, mas também tecidos personalizados usando células vivas.
Esse próprio transplante realizado na Coreia do Sul traz muita esperança para pacientes com doenças traqueais, como câncer, anomalias congênitas e traumas. Ele ainda abre caminho para o uso da impressão 3D para outros órgãos. É a promessa da ciência de um futuro de saúde mais adaptável e eficaz para todos nós!
O que você acha dessa notícia revolucionária na Medicina? Compartilhe este marco científico com seus amigos e familiares e ajude a divulgar que a Engenharia salva vidas!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Só Notícia Boa.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.