Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Torre de energia mais alta do mundo é construída em Israel

por Eduardo Mikail | 02/05/2016
Copiado!

No deserto de Neguev, em Israel, uma central de energia solar concentrada chamada Ashalim, desponta como a torre de energia mais alta do mundo, com 240 metros. Ela terá a capacidade de converter a energia do sol em eletricidade, abastecendo até 120 mil famílias.
O projeto, que começou a ganhar forma em 2013, tem previsão de ser finalizado em 2017. Por ser uma central de energia concentrada, utiliza 50 mil heliostats controlados por computador, que, por sua vez, refletem a luz do sol em uma direção determinada por meio de um espelho. Em outros sistemas, a eletricidade é gerada diretamente, por exemplo nas células solares fotovoltaicas.
israel_2_blogdaengenharia
 
Cada heliostat mede até 20 m². Em Ashalim, eles estão sendo instalados em uma área superior a 3 km². Esses instrumentos concentram a luz solar em encanamentos na torre central, fazendo com que uma mistura de sal fundido seja aquecida. Em contato com a água, o calor induz à produção de vapor em seu interior, que aciona as turbinas e os geradores de eletricidade.
Com tecnologias de armazenamento térmico de última geração, as usinas funcionarão 24 horas por dia para estocar calor, mantendo a grande quantidade de sal fundido a temperaturas elevadas. Outra vantagem é que o projeto evitará a emissão de 110 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.
Com expectativa de que a geração de energia seja de 300 MW (2% da capacidade de produção de eletricidade de Israel), a central de energia solar é fundamental para que o país cumpra o compromisso de produzir 10% de sua eletricidade por meio de energia renovável em 2020. Com orçamento de US$ 773 milhões, a companhia encarregada pela construção das usinas é a Megalim, sociedade formada pela francesa Alstom e a norte-americana BrightSource Energy.
israel_2_blogdaengenharia
Fonte: eCycle

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários