Existem ferramentas elétricas que podem nos ajudar demais na execução de diversas tarefas - sejam elas em grandes obras, trabalhos de bricolagem e até em tarefas mais simples. Sim, essas ferramentas custam caro nas lojas! Mas investir nelas tem seu retorno também, economia de tempo e maior proteção contra acidentes. De fato, são elementos que podem ser utilizados em diversas situações, como trabalhos em oficinas, fábricas ou em nossos lares. Apresentamos, a seguir, uma lista com os principais. Confira!
As principais ferramentas que você precisa conhecer
Furadeira e Parafusadeira
A furadeira, como o nome já diz, serve para furar diferentes superfícies e materiais, para realizar pequenas manutenções ou instalações. Isso é feito por brocas, que podem ser trocadas por diferentes tipos, incluindo para concreto. E é claro que precisa de cabo de alimentação ou bateria para funcionar, já que é um aparelho elétrico.
Alguns modelos de furadeiras também são parafusadeiras, ajudando na montagem ou desmontagem de elementos de madeira, colocando ou retirando parafusos. E isso é perfeito, já que tais tarefas são repetitivas e desconfortáveis demais!
Chave de Impacto
Esta ferramenta serve para apertar e desapertar parafusos de pressão - algo possível graças ao seu poder de torque. Ela é ideal para fazer a retirada de parafusos de placas que simplesmente não saem manualmente com ferramentas comuns.
Marteletes
Essas ferramentas servem para perfurar concreto maciço e fazer furos mais rápidos nesse tipo de material, com muito menos esforço e mais resistência.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Lixadeira
Os modelos menores são portáteis e permitem ao usuário lixar fácil e rápido placas de madeira - dispensando o uso manual das lixas tradicionais. E quando ao pó, há modelos de ferramentas ainda mais práticos, com saco para captura dos fragmentos.
Serras
A serra tico tico é uma ferramenta leve e muito versátil. Ela é utilizada para fazer cortes precisos - retos ou curvos, chanfrados e mais -, em madeiras, plásticos, MDF e até metais. Ideal na execução de diferentes projetos!
Também existe a serra circular, uma ferramenta que realiza também cortes retos, rápidos e precisos em superfícies de madeira. Só que seu design oferece a opção da troca de discos - em diferentes modelos -, o que pode permitir cortes também de placas de acrílico e de metal.
Depois, há a serra de bancada, bem fácil de ser manuseada, garantindo maior estabilidade, firmeza e segurança nas atividades. Ela pode ser encontrada em design com estruturas e formatos rígidos e robustos. A vantagem disso é poder cortar materiais mais duros e resistentes com bastante eficácia, como madeira maciça, por exemplo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por fim, a serra sabre, multifuncional e também bastante útil. Ela é ideal para fazer cortes em locais de difícil acesso - como chapas metálicas, placas de gesso ou canos de PVC.
Multicortadoras
São ferramentas compactas. Ideais para o corte rápido e preciso de diversos materiais - de madeira a plástico e até alvenarias e tubos de cobre.
Esmerilhadeira
Uma peça bem resistente. Equipada com discos capazes de cortar, polir ou "desgastar" materiais bem rígidos de forma potente, sendo que cada disco é destinado a um tipo específico de superfície.
Existe ainda a moto esmeril, que é um tipo de esmerilhadeira com motor de alta rotação. Ela é usada para afiar e amolar outras ferramentas, arredondar cantos, tirar rebarbas e excesso de tinta, entre outras funções.
Plaina
Semelhante à lixadeira. Serve para o acabamento de qualidade de peças de madeira, tornando as superfícies mais lisas e niveladas.
Polideira
Serve para dar um acabamento diferenciado em peças como azulejos, pisos, bancadas de pedras, móveis de madeiras e mais. E isso é possível quando o usuário faz movimentos rápidos e circulares.
Tupia
Uma ferramenta para fazer molduras e ranhuras, bordas arredondadas, enfeites, furos e encaixes, além de possibilitar o nivelamento de arestas.
Ferro de solda
Mais um modelo de ferramenta portátil, que esquenta rapidamente, requerendo mais atenção de uso. Serve para soldagem de peças ou fios elétricos e eletrônicos, e para fundir ou prender peças de metal.
Misturador de tinta
Como o nome diz, serve para misturar tinta, mas também para agitar, diluir e homogeneizar soluções líquidas - o que inclui também argamassas e outros produtos similares. Em certos casos, também é usada para quebrar pequenos elementos nas massas, como pedras e pedaços de concreto.
Pistola de Pintura
Auxilia no processo de pintura de paredes e móveis, dando um melhor acabamento às peças - e isso de forma rápida, eficiente e homogênea, sem deixar marcas e exigindo bem menos esforço manual.
Gostou dessas ferramentas? Pensa em adquirir uma ou mais delas? Na hora da compra, avalie a qualidade do equipamento! Não escolha pelo mais barato; preze pela segurança! E sempre que possível, use os equipamentos de proteção individual (EPI) para fazer suas atividades sem riscos de acidentes!
Veja Também: Quais são os tipos de parafusos que existem e quando usar cada um?
Fontes: Master House Soluções, Leroy Merlin, Blog Comab Materiais.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.