Engenharia 360

Qual tipo de empresa que um engenheiro civil pode abrir?

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/02/2024 3 min
Imagem de Freepik

Qual tipo de empresa que um engenheiro civil pode abrir?

por Redação 360 | 07/02/2024
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Segundo o SEBRAE, "ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação." Nesse contexto, a engenharia e o empreendedorismo estão intrinsecamente ligados, pois os engenheiros, como o engenheiro civil, são profissionais treinados para tirar ideias do papel, resolver dificuldades com rapidez, agilidade e planejar soluções inovadoras. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

A relação entre 'Engenharia e Empreendedorismo'

O empreendedorismo na engenharia oferece boas oportunidades para os profissionais atuarem como gestores e terem sucesso com o próprio negócio. Apesar das dificuldades de abrir uma empresa no Brasil, os engenheiros podem se destacar e criar oportunidades que afetam positivamente o setor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

registro empresa para engenheiro civil
Imagem de Freepik

Os tipos certos de empresas para engenheiro civil

Um engenheiro civil pode abrir uma empresa do tipo Limitada Unipessoal (SLU) ou uma empresa LTDA, caso tenha a intenção de ter um escritório com sócios.

Limitada Unipessoal (SLU)

  • Permite que um engenheiro civil abra uma empresa sem a necessidade de sócios.
  • Possibilita a separação do patrimônio pessoal do empreendedor do patrimônio da empresa.
  • Ideal para profissionais que desejam ter total controle sobre o negócio e não querem compartilhar a propriedade ou a tomada de decisões com outros sócios.

Sociedade Limitada (LTDA)

  • Requer a presença de pelo menos dois sócios em sua formação.
  • Permite a separação dos bens da pessoa física da pessoa jurídica, oferecendo maiores garantias aos seus proprietários.
  • Possibilita a inclusão e exclusão de sócios, diferentemente das empresas individuais, que possuem apenas um dono.

O registro no CREA e anuidade de Pessoa Jurídica

Os Conselhos Regionais, como o CREA, são responsáveis pela fiscalização dos serviços técnicos de diversas áreas. Para que uma empresa de engenharia seja registrada no CREA, é necessário o pagamento de uma taxa anual. No entanto, a anuidade de pessoa jurídica corresponderá a tantos duodécimos quantos forem os meses ou fração, calculados da data do deferimento até o final do exercício, conforme a Resolução Nº 1.066, de 2015, disponível no site do CONFEA.

registro empresa para engenheiro civil
Imagem de Freepik

Infraestrutura para um Escritório de Engenharia Civil

Apesar das ações do engenheiro serem técnicas, é possível montar um escritório com poucos recursos materiais, viabilizando o negócio sem um grande investimento inicial. Além disso, a legislação do CONFEA estabelece que o engenheiro pode ser o responsável técnico de até 03 empresas no máximo, além da sua firma individual.

Considerações Finais

Em resumo, a relação entre engenharia e empreendedorismo é estreita, e os engenheiros têm a oportunidade de se destacar no mercado ao abrir sua própria empresa. Com as informações apresentadas, é possível compreender a importância do espírito empreendedor na carreira de engenharia e as possibilidades de atuação nesse campo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Contabilizei.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo