Um novo tijolo mais sustentável do mundo foi desenvolvido pela empresa escocesa Kenoteq. Chamado de K-Briq, este tijolo é feito de 90% de resíduos de construção e não é queimado. O K-Briq foi inventado pela professora de engenharia Gabriela Medero, da Universidade Heriot-Watt de Edimburgo. Esse novo produto é mais ecológico e deve levar a uma grande transformação no setor de construção civil. Saiba mais sobre essa novidade no texto abaixo!
Veja Também: Engenheira queniana encontra solução para transformar resíduos em tijolos plásticos altamente resistentes
Quais são as propriedades do K-Briq que o tornam o tijolo mais sustentável do mundo?
O tijolo mais sustentável do mundo K-Briq, da startup Kenoteq, é feito principalmente de materiais reciclados (entulho) de construções antigas, representando 90% de sua composição. Além disso, dispensa a queima para ser produzido, gerando uma grande economia de energia e redução de emissão de carbono no processo de fabricação. Aliás, o K-Briq já foi até reconhecido com o prêmio Dezeen Awards 2022 na categoria de Design Sustentável e está previsto para ser lançado inicialmente na Inglaterra.
A professora Gabriela passou mais de 10 anos desenvolvendo o produto, motivada pelo desejo de reduzir o impacto ambiental da indústria da construção - talvez começando pelo entulho. Segundo ela mesma, o K-Briq se parece com um tijolo normal, tem o mesmo peso e se comporta como um tijolo de barro, mas oferece melhores propriedades de isolamento. E, hoje, a Kenoteq pode produzir esse tijolo mais sustentável do mundo em qualquer cor!
De fato, essa redução das emissões ao produzir os tijolos é significativa para a indústria da construção civil. Além do mais, atualmente, até 85% dos tijolos usados na Escócia são importados da Inglaterra ou da Europa, o que não é sustentável a longo prazo. Pensando nisso, a Kenoteq está produzindo seus tijolos no local, na Hamilton's Waste and Recycling, em Edimburgo, minimizando a quantidade de transporte necessária no processo.
Veja Também: RePlast: conheça o tijolo ecológico produzido com plástico retirado dos oceanos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quais são os planos da Kenoteq para a produção e distribuição do K-Briq?
A Kenoteq é uma empresa de tecnologia limpa e que foi fundada em 2019 na Heriot-Watt University. A empresa garantiu o investimento inicial e o Fundo de Investimento em Economia Circular da Zero Waste Scotland, e agora está trabalhando para o financiamento da Série A. Seu objetivo é entregar 3 milhões de tijolos em 2023.
Como o K-Briq se compara a outras inovações em tijolos e materiais de construção sustentáveis?
Em um mundo de materiais finitos, uma estratégia de economia circular é fundamental para o ambiente construído.
O K-Briq da Kenoteq é um exemplo de inovação sustentável que contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo o desperdício na indústria da construção. Outros pesquisadores também estão desenvolvendo maneiras inovadoras de melhorar o tijolo, como Suzanne Lambert, da Universidade da Cidade do Cabo, que criou um tijolo sem desperdício que endurece à temperatura ambiente, graças à urina humana, e Shreyas More e Meenal Sutaria, da Escola Indiana de Design e Inovação, que usaram bucha para fazer um tijolo que estimula a vida de plantas e insetos em sua superfície.
Fontes: Época Negócios, Deezen, BE-ST.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.