Portal Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Testamos a Ford Ranger Limited [BDE Review]

Engenharia 360

03/03/2014

POR Eduardo Mikail 03/03/2014

  • BDE Review
  • FORD
  • Ford Ranger
  • Ford Ranger Limited
  • Review Blog da Engenharia
  • Review Ford Ranger Limited

Como vocês devem ter acompanhado em nossas redes sociais, estamos lançando esse mês uma nova área do Blog da Engenharia, o BDE Review, onde faremos testes de diversos produtos que integram tecnologia e engenharia. E para estrear em grande estilo, a Ford Brasil nos enviou a Ford Ranger Limited para testarmos por uma semana.
Antes de continuar lendo, assista ao vídeo que fizemos para sentir um pouco como foi:
[youtube //youtu.be/Gyeq-WGceCw]
 
E aí, o que achou do vídeo? Imagina nós durante as filmagens! Então vamos lá, falar um pouco como foram os testes e nossas impressões…
 
A Ford nos mandou uma Ranger Limited 3.2 Diesel 4×4 automática, cabine dupla, e durante uma semana tivemos a oportunidade de testar e avaliar o desempenho da grandona tanto no asfalto quanto no off-road. Logo nos primeiros dias, o carro mudou a idéia que eu tinha de que caminhonete na cidade é um “trambolho”, pelo contrário, nesse transito louco de São Paulo passa mais segurança. Na estrada, conforto, e na lama, desempenho.
review_bee-ford_ranger-blog-da-engenharia-020

+ DESIGN 

Desde 1998 a Ranger não passava por grandes mudanças em seu design, e pode-se dizer que de tudo, só sobrou mesmo o nome. É realmente um novo carro, que agora faz parte do portfólio global da marca e foi totalmente redesenhada e re-estilizada. Gostei muito!
Com aparência robusta, característica de médias e grandes picapes, abandonou as linhas retas e a grade frontal mantém uma aparência imponente junto com os faróis que seguem a mesma linha seguindo para as laterais. Detalhes cromados, exclusivos das versões XLT e Limited, dão um toque de sofisticação. O que pecou um pouco foram as rodas (liga leve 17”), poderiam ter abusado um pouco mais no design para completar o conjunto. O que você achou?
review_bee-ford_ranger-blog-da-engenharia-001

+ INTERIOR, CONFORTO E TECNOLOGIA

Em seu interior, a nova Ranger Limited vem equipada com bancos de couro e painel luxuoso (mas que merecia ser mais emborrachado). O ar condicionado digital com regulagem de temperatura em duas zonas, quando em dias de altas temperaturas, parece não dar conta de resfriar o ambiente com tanta rapidez – pelo menos no calor de Itu-SP com 36º, sem contar a sensação térmica. Ah, e além do apoio de braço central, tem também um “porta-treco” central com refrigeração que ajudou a manter nossas águas e garantiu a hidratação da equipe durante os dias de gravações, principalmente enquanto ficamos horas parados no trânsito!
Com boa ergonomia, o espaço interno se equipara às suas concorrentes, mas tenho que admitir, quando o assunto é conforto para os passageiros no banco de trás, supera de longe, é realmente espaçoso! Testamos com 4 pessoas e 5 pessoas, e posso dizer que cinco pessoas andam confortáveis por tempo/percursos médios, já para viagens mais longas o ideal são quatro, “sem aperto”. E além disso, uma coisa que gostei bastante foi o controle eletrônico de regulagem do banco, praticidade que não encontrei em nenhuma rival.
Equipada com central multimídia e sistema SYNC de comando de voz, GPS integrado e câmera e sensor de ré, achei que ainda assim, com toda tecnologia, deixou a desejar (e muito) por não ter uma central multimídia com display touch screen e alta qualidade de imagem, pelo padrão do carro. Além disso, achei que a pequena tela de 5” fica longe do campo de visão do motorista, dando a impressão de estar “escondida”, ponto negativo! Em compensação, a câmera de ré (que vai embutida no emblema Ford oval da tampa traseira) com tela no retrovisor interno, é muito útil para estacionar! Pra completar o conjunto, bem que poderia ter também sensor dianteiro de estacionamento, né? Afinal já é uma realidade em rivais.
review_bee-ford_ranger-blog-da-engenharia-026

+ SEGURANÇA E DIRIGIBILIDADE

Falando de segurança, a picape vem com seis airbags (laterais e de cortina), controle de velocidade em descidas, sistema de freios anti-travamento (ABS), assistência de partida em subidas. Ao contrário de algumas outras caminhonetes que já dirigi da mesma categoria, a Ranger tem uma boa estabilidade em curvas e não “sai de traseira” tão fácil.
Além disso, nas lombadas da cidade ou nas buraqueiras que estamos acostumados por aí, ela não “pula” tanto, e pelo contrário, tem uma suspensão macia. Tanto na cidade quanto na estrada o carro é bom de se dirigir, a direção apesar de não ser eletrônica, se assemelha bastante pela maciez e suavidade, ainda mais pelo peso do carro (3.200 Kg).
review_bee-ford_ranger-blog-da-engenharia-003

+ MOTOR, CONSUMO, E DESEMPENHO

Para muitos esse é um dos pontos mais importantes, certo? O motor da Ranger Limited que testamos é um Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros. Com turbina de geometria variável e câmbio automático sequencial de 6 marchas, resultam em um conjunto de destaque da categoria, com 200 cv de potência. Na cidade, para saídas e na estrada, para retomadas e ultrapassagens, mostrou que tem torque (47,9 kgfm a 1750 rpm) e responde bem, além disso quando precisamos, colocamos no modo Sport, e a troca de marchas acontecem em rotações mais altas. O que surpreendeu por ser um carro pesado e automático.
Durante a semana de testes rodamos exatos 799 Km, entre cidade e estrada, e tirando uma média a partir daí tivemos um consumo médio de 9 Km/L (urbano) e 11 Km/L (rodovia), bem próximo ao que faz um veículo médio.

+ PREÇO E CUSTO-BENEFÍCIO

Produzida em General Pacheco, uma província de Buenos Aires, na Argentina, a Ford Ranger é vendida no Brasil em 12 versões, sendo duas alternativas de motorização à diesel (2.2 e 3.2), uma a gasolina (2.5 flex), quatro padrões de acabamento (XL, XLS, XLT e Limited), três opções de transmissão (sendo uma automática de seis marchas e duas manuais de 5 e 6), cabine simples e dupla, e trações 4×2 e 4×4.
A Ford nos enviou para teste a versão top de linha, que hoje no país gira em torno dos R$135.000. Sinceramente, o carro agradou bastante e ao mesmo tempo que deixou a desejar em alguns aspectos pontuais citados que poderiam facilmente ser mais elaborados, superou no conjunto do veículo como um todo.

+ NOTAS

DESIGN ★★★★ (4,0)
ACABAMENTO INTERNO ★★★ (3,0)
TECNOLOGIA ★★★ (3,5)
SEGURANÇA ★★★★★ (5,0)
DESEMPENHO ★★★★ (4,0)
CONSUMO ★★★ (3,5)
CUSTO-BENEFÍCIO ★★★★ (4,0)
review_bee-ford_ranger-blog-da-engenharia-023

+ OPINIÃO DOS EDITORES


O QUE GOSTAMOS?

Eduardo Mikail: Torque e tempo de retomada, achei bem responsiva. Estabilidade e também a câmera de ré no retrovisor (gostei muito).
Eduardo Cavalcanti: Bastante força de arranque e resistência no 4×4.

O QUE NÃO GOSTAMOS?

Eduardo Mikail: Tecnologia do sistema multimídia, me decepcionei pelo padrão do carro.
Eduardo Cavalcanti: Sistema de som simples demais, ar condicionado com baixa potência, não deu conta de resfriar muito em um dia de calor intenso.

COMPRARÍAMOS?

Eduardo Mikail: Levando em consideração design, tecnologia e desempenho, eu ficaria em dúvida entre a Ranger e, na minha opinião, sua principal concorrente, a Amarok.
Eduardo Cavalcanti: Talvez, gosto bastante da categoria e dirijo diariamente uma rival, mas os detalhes de acabamento e robustez dela ainda precisam evoluir um pouco, se aproximando das caminhonetes comercializadas pela Ford nos Estados Unidos.

RECOMENDAMOS?

Eduardo Mikail: Sim, quanto à qualidade do carro nem se discute. E para quem não liga muito para tecnologia interna (que não é o meu caso, deu pra perceber né?!), não vai ser isso que irá influenciar no processo de decisão de compra.
Eduardo Cavalcanti: Recomendo sim, inclusive alguns amigos que também utilizam como carro principal outro carro da mesma categoria, me perguntaram exatamente isso, e eu recomendei! Se eu comprasse uma unidade da mesma, provavelmente faria algumas adaptações no interior do carro para que ficasse do meu agrado!
 
Um que adora passear de carro, e não perde uma oportunidade de “pular pra dentro”, é o Duke – meu Fox Paulistinha – que se divertiu na Ranger. E sim, ele tem Instagram → @DukeTerrier
review_bee-ford_ranger-blog-da-engenharia-026
E por incrível que pareça, o carro chegou para teste em nosso escritório justamente em uma data especial para mim (Eduardo Mikail), o dia em que eu havia planejado para noivar. Foi uma noite maravilhosa, um jantar emocionante no Terraço Itália, e a Ford Ranger fez parte desse momento 😉
review_bee-ford_ranger-blog-da-engenharia-025

 

CLIQUE E CONFIRA A GALERIA COMPLETA DE FOTOS:

BDE Review
FORD
Ford Ranger
Ford Ranger Limited
Review Blog da Engenharia
Review Ford Ranger Limited

Eduardo Mikail

mais
Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

20 Resultados
6 motivos para você conhecer o SOLIDWORKS World 2019
6 coisas que estudantes de engenharia podem fazer para aproveitar as férias
Lista de aplicativos para engenharia de Dezembro! Confira!
Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile
10 árvores de Natal feitas (certamente) por engenheiros(as)
7 filmes (não natalinos) para ver na Netflix no final de ano
7 coisas que engenheiros/estudantes de engenharia passam no Natal em família
O projeto de Pontes em Concreto
HP50G x TI NSpire - Quais as principais diferenças dessas duas calculadoras para engenharia?
BDE Explica: O que é cota de arrasamento?
Bioengenharia: conheça o rim artificial que promete substituir a hemodiálise
Startup fundada por brasileiro cria nanosatélite que promete soluções para a agricultura
Terminei a faculdade, e agora?
BDE Review: Scanner Portátil EPSON ES-300W para engenheiros
Como a Samsung DeX e o Galaxy S9 mudaram completamente o dia a dia de um engenheiro
Brasil perde R$56 bilhões por ano por falta de investimento em saneamento
Testamos o novo Motorola One. Confira nossa opinião!
Aplicativos para Engenharia: Confira nossa lista de Novembro!
Testamos a nova e incrível Xiaomi Mi Band 3, a pulseira inteligente chinesa
Descubra como usar a HP para o cálculo de vigas com o VigaG

Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

20 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Escolha a engenharia do seu interesse