Engenharia 360

Engenharia de Energia: tendências e perspectivas para os próximos anos

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/02/2023 | Atualizado em 12/09/2023 4 min
Imagem de creativeart em Freepik

Engenharia de Energia: tendências e perspectivas para os próximos anos

por Redação 360 | 28/02/2023 | Atualizado em 12/09/2023
Imagem de creativeart em Freepik
Engenharia 360

Refletir sobre a produção de energia é válido porque sua demanda está aumentando. Enquanto isso, as preocupações ambientais crescem ao mesmo tempo em que os recursos naturais são finitos. E só a Engenharia de Energia pode achar soluções mais sustentáveis e eficientes para produzir, transmitir e consumir energia, utilizando fontes renováveis e tecnologias inovadoras. Esse é o caminho para garantir um suprimento confiável de energia a longo prazo, reduzindo os impactos ambientais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Olhando para isso, podemos destacar várias tendências emergentes na Engenharia de Energia que já estão moldando o futuro do setor. Confira algumas das principais no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Transição para fontes de energia renovável

A transição para fontes de energia renovável, como energia solar, eólica e hidrelétrica, está se acelerando em todo o mundo. A Engenharia de Energia do futuro deverá focar cada vez mais em desenvolver tecnologias que permitam a integração dessas fontes de energia renovável nas redes elétricas existentes.

Armazenamento de energia

O armazenamento de energia é uma das principais áreas de pesquisa na Engenharia de Energia do futuro. As tecnologias de armazenamento de energia, como baterias de íons de lítio e sistemas de armazenamento de energia térmica, estão se tornando cada vez mais importantes para permitir o uso eficiente de fontes de energia renovável.

engenharia de energia
Imagem de Freepik

Eletrificação de transportes

A eletrificação de transportes, incluindo carros elétricos e veículos movidos a célula de combustível, está se tornando cada vez mais comum. A Engenharia de Energia do futuro deverá focar em desenvolver tecnologias para melhorar a eficiência e a segurança desses veículos, bem como na criação de infraestrutura de recarga adequada.

Segundo Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), cada vez mais pessoas irão aderir à mobilidade elétrica por conta de suas vantagens, não apenas em termos ambientais, mas também operacionais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hidrogênio Verde

O hidrogênio verde é considerado uma peça-chave na descarbonização, sendo uma fonte de energia limpa e sustentável que pode substituir combustíveis fósseis. Ele pode ser usado em transportes industriais e na geração de energia. Embora a infraestrutura para o hidrogênio verde ainda esteja em desenvolvimento, devido ao seu alto custo de produção em comparação a outras formas de obtenção, ele é visto como a principal aposta para uma produção industrial mais sustentável.

engenharia de energia
Imagem de macrovector em Freepik

Internet das coisas e inteligência artificial

A integração da internet das coisas (IoT) e da inteligência artificial (IA) no setor de energia está criando oportunidades para a otimização e automação de sistemas de energia. A Engenharia de Energia do futuro deverá se concentrar em desenvolver soluções IoT e IA que permitam a gestão inteligente de redes elétricas e sistemas de armazenamento de energia.

Eficiência energética

A eficiência energética é uma das principais prioridades para a Engenharia de Energia do futuro. As tecnologias de eficiência energética, como sistemas de iluminação LED e sistemas de gerenciamento de energia, estão se tornando cada vez mais importantes para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.

Veja Também: Energia solar: pesquisadores desenvolvem células solares de silício e perovskita com novo recorde de eficiência

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Smart Grids

As redes de transmissão convencionais de energia elétrica foram construídas no século passado e não estão totalmente preparadas para acomodar os avanços tecnológicos. A Smart Grid é comparada à Internet. Ela é composta por controles, computadores, automação e equipamentos que trabalham juntos para responder digitalmente à demanda de energia elétrica dos usuários, utilizando a rede elétrica.

engenharia de energia
Imagem de rawpixel.com em Freepik

ESG

De acordo com pesquisas recentes, as mudanças ambientais e sociais e o conceito de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) são agora uma das três principais prioridades para os investidores, ficando atrás apenas do lucro e da receita. Sem dúvidas, as organizações devem investir mais em soluções inovadoras projetadas para atender à demanda ESG, a fim de cumprir as metas estabelecidas.

engenharia de energia
Imagem de Freepik

Essas são algumas das principais tendências para o futuro. A Engenharia de Energia deverá se concentrar cada vez mais em soluções sustentáveis e tecnologias avançadas para garantir um fornecimento confiável de energia para as futuras gerações.

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo