Engenharia 360

Inovação em áudio: TUDO o que você precisa saber sobre os fones de ouvido por condução óssea

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/04/2023 4 min
Imagem reproduzida de Beat360 – https://beat360.com.br/melhores-fones-de-ouvido-de-conducao-ossea/

Inovação em áudio: TUDO o que você precisa saber sobre os fones de ouvido por condução óssea

por Redação 360 | 11/04/2023
Imagem reproduzida de Beat360 – https://beat360.com.br/melhores-fones-de-ouvido-de-conducao-ossea/
Engenharia 360

Os fones de ouvido por condução óssea estão disponíveis em uma ampla faixa de preços no mercado atual, com opções mais acessíveis custando cerca de R$70, incluindo Bluetooth e certificação IPX5, enquanto outros modelos mais avançados possuem recursos como cancelamento de ruído, Bluetooth 5.2 e uma bateria de até 8 horas de autonomia. Além disso, existem fones específicos para natação, com maior capacidade de armazenamento de memória e um modo MP3 de reprodução. Mas por que escolher fones de ouvido por condução óssea em vez de outros tipos de fones? Descubra abaixo!

fones de ouvido por condução óssea
Imagem reproduzida de Amazon - https://www.amazon.com.br/Condu%C3%A7%C3%A3o-Bluetooth-Microfone-Esportes-Academia/dp/B08V5DX4J4

Veja Também: Som na caixa! Descubra qual o tipo de música que os profissionais ouvem no trabalham

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que são fones de ouvido por condução óssea?

Os fones de ouvido por condução óssea têm se destacado como uma opção ideal para atletas que desejam se manter atentos ao ambiente enquanto ouvem música durante os treinos. Esses acessórios utilizam os ossos da face para propagar as vibrações sonoras diretamente para as partes internas do sistema auricular, liberando os ouvidos do usuário para escutar atentamente os ruídos ao seu redor.

Alguns modelos vêm com recursos adicionais e com resistência à água e ao suor, tornando a experiência de uso ainda mais prática e agradável. No entanto, é importante ressaltar que os fones por condução óssea podem não ser a melhor opção para quem busca uma alta qualidade de som, já que o áudio pode ser prejudicado devido ao método de transmissão utilizado.

Os fones de condução óssea podem apresentar volume mais baixo e graves e agudos menos nítidos. O som também pode vazar para o ambiente externo, prejudicando a compreensão do que está sendo reproduzido e a privacidade do usuário. No entanto, se o objetivo do usuário é manter a consciência do ambiente ao seu redor durante o uso, esses fatores podem não ser um grande problema.

Veja Também: Delopod: conheça esta cabine de trabalho desmontável [com cancelamento de som]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Principais diferenças para os fones comuns

Os fones de ouvido de condução óssea diferem dos outros tipos de fones de ouvido na forma como transmitem o som ao ouvido interno, usando vibrações diretas para o crânio em vez de ondas sonoras pelo ar. Eles são úteis para pessoas com problemas de audição ou que precisam manter a audição externa livre, como corredores e ciclistas, permitindo que ainda ouçam o ambiente ao redor.

Em resumo, enquanto os fones de ouvido convencionais usam ondas sonoras pelo ar, os fones de ouvido de condução óssea usam vibrações diretas para o crânio.

O que significa condução óssea?

Explicando melhor, a condução óssea é uma forma como o som pode chegar às pessoas, sendo utilizada em fones de ouvido que transmitem som por meio da estrutura óssea da face humana. Esses fones usam transdutores que vibram contra os ossos da mandíbula para gerar uma oscilação que chega aos nervos dos ouvidos como som, permitindo a reprodução de áudios e músicas sem a necessidade de estar dentro do ouvido, o que possibilita o usuário a escutar o ambiente ao redor.

fones de ouvido por condução óssea
Imagem reproduzida de Anúncios em Santa Catarina - OLX - https://sc.olx.com.br/florianopolis-e-regiao/audio-tv-video-e-fotografia/fone-de-ouvido-conducao-ossea-bluetooth-5-0-1083232445

Os fones de ouvido por condução óssea podem prejudicar a saúde?

Por incrível que pareça, os fones de ouvido por condução óssea são considerados mais saudáveis que os fones intra-auriculares. Isso porque não obstruem o canal auditivo nem exercem pressão dentro dos ouvidos como fones intra-auriculares ou sobre eles, como headphones, o que tende a trazer menos riscos à saúde dos ouvidos. E justamente fornecer um volume de som mais baixo pode ser benéfico para evitar que o usuário reproduza áudios em frequências maiores do que as recomendadas para a saúde por longos períodos de tempo.

fones de ouvido por condução óssea
Imagem divulgação Musik, via TechTudo - https://www.techtudo.com.br/listas/2023/04/fone-de-ouvido-por-conducao-ossea-6-coisas-para-saber-antes-de-comprar-edinfoeletro.ghtml

Veja Também: Fones de ouvido e caixas de som: 3 interessantes inovações ligadas à transmissão sonora

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais as outras vantagens dos fones de ouvido por condução óssea?

  • Fones por condução óssea são indicados para quem precisa manter a consciência do ambiente enquanto escuta música ou áudios;
  • São ideais para uso no trânsito e durante atividades esportivas, permitindo a audição dos sons ao redor para garantir a segurança do usuário;
  • São uma boa opção para quem tem audição comprometida ou usa aparelhos auditivos, pois não precisam ser conectados diretamente aos ouvidos;
  • Algumas marcas oferecem com o produto alças ajustáveis e pontas auriculares intercambiáveis para garantir conforto e qualidade sonora;
  • E prendem-se ao corpo por uma faixa ajustável na cabeça e não costumam cair durante o uso, mas podem causar leve desconforto na região maxilar em volumes mais altos.

Veja Também:


Fontes: TechTudo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo