Engenharia 360

Conheça os 5 principais modelos de telhas de barro para cobertura de telhados

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 21/02/2023 | Atualizado em 30/01/2024 4 min
Imagem de graystudiopro1 em Pixabay

Conheça os 5 principais modelos de telhas de barro para cobertura de telhados

por Simone Tagliani | 21/02/2023 | Atualizado em 30/01/2024
Imagem de graystudiopro1 em Pixabay
Engenharia 360

As telhas de barro são uma opção popular para coberturas de telhados, devido à sua durabilidade, resistência e isolamento térmico. Elas são feitas de argila, que é um material natural que absorve a umidade e libera calor lentamente.

Explicamos melhor! As telhas - de qualquer material, na verdade - são um elemento fundamental na construção de casas. Elas vão ajudar a compor o sistema de proteção da casa e do telhado da casa contra intempéries, como chuvas e ventos, e danos causados por animais, como pássaros e roedores. Além disso, as telhas são responsáveis por ajudar a isolar a casa, mantendo-a fresca no verão e aquecida no inverno. E, por fim, a manter a aparência estética da casa, completando a aparência geral da edificação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

telhas de barro ou cerâmica
Imagem de wirestock em Pixabay

Os principais tipos de telhas de barro para casa

Existem vários modelos de telhas de barro que podem ser usadas em telhados de casas. Aqui estão alguns dos principais:

1. Telha colonial

É o modelo mais tradicional e comum no Brasil, caracterizado por seu formato ondulado e arredondado. É uma opção durável e resistente, além de ter um bom isolamento térmico.

telhas de barro ou cerâmica
Imagem reproduzida de guia do construtor

2. Telha francesa

É um modelo que apresenta um formato mais plano e retangular, com bordas curvadas. Ela é elegante e sofisticada, mas que pode ser mais cara que outros modelos.

telhas de barro ou cerâmica
Imagem reproduzida de ayverstalshhik.ru

Veja Também: Como se chamam as partes que compõem estruturas de telhados? Descubra!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. Telha portuguesa

É uma telha com formato semelhante à telha colonial, mas com bordas mais retas e pontiagudas. Ela é opção resistente e durável, com um estilo mais rústico.

telhas de barro ou cerâmica
Imagem reproduzida de Telhas Candelaria

4. Telha romana

É um modelo que apresenta um formato semelhante à telha francesa, mas com bordas mais largas e curvas. Ela é mais leve que outros modelos, mas que ainda oferece resistência e durabilidade.

telhas de barro ou cerâmica
Imagem reproduzida de Telhas Candelaria

5. Telha americana

É uma opção mais recente, com um formato mais plano e com encaixes entre as peças que tornam a instalação mais fácil e rápida. Ela é durável e resistente, mas pode ter um custo mais elevado.

telhas de barro ou cerâmica
Imagem reproduzida de TIJOTELHAS

Veja Também: Como adequar as construções para enfrentar temperaturas extremas pensando nas variações de clima no Brasil?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os principais materiais utilizados na fabricação de telhas

Existem vários tipos de telhas disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características. São alguns dos materiais mais comuns utilizados para telhas:

  • concreto - telha mais pesada e durável, com excelente resistência ao fogo;
  • ardósia - telha feita de rocha metamórfica natural, com melhor durabilidade e longevidade;
  • metal - telha como de aço ou alumínio, também com excelente resistência ao fogo, além de ser mais leve;
  • fibrocimento - que é uma mistura de cimento e fibras de celulose, para telha igualmente leve e resistente tanto ao fogo quanto à umidade;
  • vidro - temperado ou laminado, para telha com aparência exclusiva e moderna, permitindo a passagem da luz, embora menos eficaz em termos de isolamento térmico;
  • cerâmica - a popular telha de barro, durável e bastante resistente à umidade.

Esses são apenas alguns dos modelos de telhas que podem ser usados em telhados de casas. A escolha do modelo de telha de barro ideal deve levar em consideração o estilo da casa, o orçamento e as condições climáticas da região.

Pesquise mais e reflita sobre qual delas poderá atender às necessidades específicas do seu projeto!

Veja Também:


Fontes: Construindo para Morar.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo