Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Tecnologias que poderão ser vistas nos carros do futuro

por Fabio Doom | 04/02/2016
Copiado!

A engenharia não pára de testar novas tecnologias e métodos incríveis para deixar as coisas funcionando melhor. Quando se trata de carros, então, há diversas maneiras de melhorar e trazer comodidade e conforto aos motoristas.
Várias montadoras ao redor do mundo já estão desenvolvendo procedimentos para mudar a maneira como dirigimos, evitar acidentes, economizar combustível e propor maior interação entre o homem e a máquina.
carro-do-futuro-blog-da-engenharia
O BDE apurou algumas tecnologias que poderão ser vistas nos carros do futuro:

+ Motor elétrico

Os motores elétricos não são uma novidade, mas daqui pra frente podem se tornar cada vez mais comuns, sobretudo para preservar o meio ambiente da poluição de combustíveis.

+ Sistema operacional e conexão 4G

O carro inteligente do futuro será aquele que funcionará como um verdadeiro computador ou smartphone para o motorista. Empresas como Google e Apple já realizam testes para instalação de um sistema operacional em alguns veículos. Além disso, uma conexão rápida manterá quem dirige informado sobre o trânsito, mostrará mapas e a previsão do tempo, além de sintonizar sua rádio favorita automaticamente e tocar música por meio de aplicativos.
sistema-operacional-para-carros-blog-da-engenharia

+ Realidade aumentada

Por meio do para-brisa, uma tecnologia de realidade aumentada será touch screen e mostrará informações como distância até tal local, velocidade e situação do clima por meio da conexão 4G.

+ Comunicação entre carros

Um projeto ousado que será de grande valor para evitar acidentes. Conhecido como Vehicle-to-Vehicle Communication (V2V), esse método visa criar uma comunicação entre veículos em pontos perigosos, como informar quando um carro ultrapassou o sinal vermelho e ativar automaticamente o freio do outro.

+ Carro autônomo

É basicamente o veículo que irá circular sem a necessidade mínima de esforço humano. Empresas como a Nissan já estão projetando carros que, num futuro próximo, possam viajar sozinhos, com segurança e sem causar acidentes. Uma ótima e (ainda) inacreditável proposta.
carro-autonomo-blog-da-engenharia

Copiado!

Comentários