Engenharia 360

Inovação Energética: Como as Baterias de Sal Podem Transformar o Futuro da Engenharia

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/12/2023 3 min
Imagem de Freepik

Inovação Energética: Como as Baterias de Sal Podem Transformar o Futuro da Engenharia

por Redação 360 | 12/12/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Pesquisadores da Universidade de Radboud, na Holanda, anunciaram recentemente que, em busca de alternativas sustentáveis, realizaram uma importante descoberta. Eles conseguiram potencializar a solução de baterias de sal, a exemplo daquelas em cloreto de estrôncio. Por que essa é uma notícia importante para a Engenharia? Bem, é que trata-se de um modelo de armazenamento mais eficiente de calor, podendo resolver certos desafios envolvendo ligados à energia solar. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

Desafios Atuais da Energia Solar

Por conta das transformações climáticas, o mundo vive hoje uma crise energética. Para contornar a situação, várias nações estão ampliando seus investimentos em fontes renováveis. Por isso, energia solar e eólica estão em alta, cada vez mais populares. Contudo, essas engenharias esbarram em desafios, sobretudo quanto à deficiência de armazenamento eficiente. E enquanto esses problemas não forem superados, a verdade é que não podemos contar com uma eficiência completa desses sistemas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Baterias de Sal
Imagem de _const por Pixabay

O que tem a ver as baterias de sal com tudo isso? Bem, vale lembrar que os painéis solares atingem seu pico durante o verão. Mas e quando chega o inverno? Sim, a produção de energia diminui consideravelmente. O que temos é, então, um desequilíbrio de fornecimento. No melhor cenário, guardaríamos parte da produção de uma estação para outra, assim como se faz com água em regiões de escassez. E as baterias de sal têm justamente potencial de armazenar o calor. Mas, atenção, não é o sal de cozinha comum!

Como funcionam as baterias de sal

As pesquisas conduzidas na Universidade de Radboud, lideradas por Lian Blijlevens, revelaram que, para se conseguir esse nível de armazenamento necessário, poderíamos usar sais específicos, como o já citado cloreto de estrôncio. Explicando melhor, este sal, quando aquecido, libera água de seus cristais, armazenando energia na forma de calor. No fim das contas, temos um processo reciclável, uma solução sustentável para o armazenamento de energia.

Baterias de Sal
Imagem de LoggaWiggler por Pixabay

Vale destacar que os cientistas testaram centenas de sais usando análise térmica e observando reações ao calor. A escolha final levou em consideração a disponibilidade, segurança e compactação. Só uma dúzia de materiais passou para a fase dois, com testes em laboratório para reciclabilidade. E por que isso é importante? Bom, porque a ideia é que não tenhamos que substituir o sal das baterias todos os anos - imagine que caro e inconveniente. Então, hoje, o melhor candidato (considerando acessibilidade, eficiência no aquecimento e estabilidade a longo prazo) é mesmo cloreto de estrôncio - mesmo em estágios iniciais, sua promessa é notável.

O Futuro das Baterias de Sal

Podemos vislumbrar um futuro com baterias mais eficientes para a geração e armazenamento de energia solar. O modelo apresentado pela equipe de Blijlevens apresenta baixo custo, alta eficiência e estabilidade, ideal para otimizar o uso da energia solar durante todo o ano. Para o mundo, essa capacidade de armazenamento de calor, menos dependente de combustíveis fósseis, deve ser grande ajuda no cumprimento das metas globais de redução das emissões de carbono.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo