{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Lista 360

Deslizamento de terra: 6 técnicas para contenção de áreas de encostas


O relevo do Brasil possui diversas áreas com alturas bastante acentuadas. Infelizmente, muitas pessoas vivem nestas zonas de risco. O problema é que um grande volume de chuva, combinado a ações como desmatamento de morros e encostas, leva à instabilidade de solo. Desse jeito, ocorrem os deslizamentos de terra. E este assunto deve ser tratado com atenção e seriedade por parte do poder público, tendo a Engenharia como aliada na prevenção de desastres!

Alguns túneis, estradas e rodovias passam bem perto destas áreas desfavoráveis, sujeitas à erosão. Podemos citar, por exemplo, a BR-376, no litoral do Paraná, cenário de um triste acidente de deslizamento no final de novembro deste ano de 2022. Outra estrada do estado, interditada em vários pontos, é a Graciosa (PR-410). Os trabalhos dos socorristas para remoção dos veículos seguem cautelosos, sob risco de novos acidentes no local. Conforme o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o volume de águas na semana supera todo o acumulado do mês.

E agora? Será possível recuperar essas áreas degradadas? Como fazer obra de contenção de encostas? No texto a seguir, veremos algumas soluções utilizadas pela Engenharia. Confira!

Imagem reproduzida de Bem Paraná

Fatores para contenção de encostas

A contenção de encostas é um procedimento técnico de engenharia essencial para consolidação de inclinações, evitando as chances de ocorrer deslizamentos.

Ou seja, o conceito principal desse tipo de projeto é a segurança! Ele deve levar em conta a opinião de um especialista geotécnico e geológico, para um melhor diagnóstico do problema. É com base nisso que a equipe de engenheiros deve fazer a escolha da solução. E um processo que não pode ser ignorado é o sistema de drenagem - superficial, para coleta e desvio de água da chuva, e profunda, para retirar a água do subsolo, aumentando o coeficiente de segurança da encosta. Por fim, faz-se necessário fazer um plano de monitoramento para a obra de contenção.

Opções de soluções para contenção de encostas

  • Muro de Gravidade ou Muro de Arrimo: uma das soluções mais simples e comuns, indicada para terrenos com baixa capacidade de carga e podem ser feitos de várias maneiras, a depender da natureza do terreno. Por exemplo, em pedra, como o tipo Gabião, para a contenção de taludes e margens de córregos.
Imagem reproduzida de Guia da Engenharia
  • Muros Crib-Wall: solução com pré-moldados em concreto, para uma contenção simples e rápida e que não exige manutenção.
Imagem reproduzida de Total Construção
  • Muros de saco com solo-cimento: efetivo para terrenos mais arenosos. A saber, solo cimento é uma mistura composta por terra, cimento e água.
Imagem reproduzida de blog feldspar
  • Solo grampeado e grampeado verde: neste caso, a superfície recebe chumbadores enterrados, evitando que grandes massas de terra se movam. E o ideal é fazer depois a cobertura de solo, com concreto ou plantas naturais.
Imagem reproduzida de Solofort
  • Cortina de concreto ou cortina atirantada: grampos ou barras de aço são fixadas ao talude do morro e cobertas com concreto. Justamente esses grampos - em profundidade ideal para manter a estabilidade da estrutura - produzem cargas para atuar na contenção da encosta. Só que o serviço é mais complexo, pois envolve escavação, perfuração, colocação de drenos e projeção de concreto.
Imagem reproduzida de Wasaki Engenharia
  • Estacas pranchas ou estacas justapostas: já esta solução é temporária, para trabalhos de curta duração - antes da solução definitiva -, feita com peças de metal no formato de pranchas com encaixes para a construção de uma parede de proteção.
Imagem reproduzida de C2 Fundações

Veja Também:


Fontes: Estado de Minas, Santos - SP, Wasaki, Wyde.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Disqus Comments Loading...